O USO DAS TIC NO MEIO EDUCACIONAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Edirani Tavares Jesus Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Tic, Estudo Bibliográfico

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como estão sendo utilizadas as tecnologias da informação e comunicação (TIC) no meio educacional, perpassando assim pelo processo de integração dessas tecnologias na escola. A metodologia partirá de um estudo bibliográfico embasado em textos de autores que tratam da temática. Para isso recorreremos a diferentes fontes, tais como: livros, monografias, dissertações e artigos.    Como resultado percebemos que apesar das políticas públicas terem proporcionados programas de incentivos a essas tecnologias como a disponibilização e o acesso a computadores e internet, nota-se que a formação inicial e continuada dos professores não tem dado conta de prepará-los para a integração dessas tecnologias desde o currículo. Para os professores será interessante a formação constante que contemple o uso das TIC em sala de , que contemple essa nova realidade e desafios trazidos por esses recursos tecnológicos que estão sendo incorporados ao dia a dia..   

Palavras-Chave: Educação. TIC. Estudo Bibliográfico,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto-lei 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Aprova o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo.

BRASIL. Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Aprova o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo.

CASTRO, Márcia Ferreira de; LEMES, Sebastião de Souza. A integração das tecnologias de informação e comunicação na escola: o projeto político pedagógico nesse contexto UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP seer.fclar.unesp.br › Capa › v. 9, n. 2 2014.

CERNY, Roseli Zen & RAMOS Edla Faust. Formação de professores para o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação no contexto educacional brasileiro. In: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anityme anywhere - ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO. Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Instituto de Educação. Campus de Gualtar, Braga: Portgual. Julho de 2013.

COSTA, Rogerio da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2008.

COSTA, Fernando Albuquerque. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Coleção Educação em Análise. 2012

MORISSO, Adrindia Matos. As políticas públicas para a integração das tecnologias educacionais nas aulas de Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria, XXI jornada de pesquisa, 2016.

REIS, S. R.; SANTOS, F, A.S.; TAVARES, J. A. V.; O uso das tics em sala de aula: uma reflexão sobre o seu uso no Colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. In 3º Simpósio Educação e Comunicação 2012.

SOARES, Leite, W. S. & NASCIMENTO, Ribeiro, C. A. do (2012). A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios.magis Revista Inter-nacional de Investigación en Educación 5 (10), 173-187.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Jesus, E. T. (2018). O USO DAS TIC NO MEIO EDUCACIONAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9050

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias