A CONTRIBUIÇÃO DO DIREITO NO PERCURSO FORMATIVO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERCEPÇÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES ÉTICO-JURÍDICAS DECORRENTES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • MARLTON FONTES MOTA UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Thiago Passos Tavares Universidade TIradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Educação básica, Ética, Direito.

Resumo

A formação do docente da educação básica no Brasil tem sido objeto de ampla discussão, especialmente depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, que alicerçou a preocupação sobre o ensino aprendizagem mais humanizado, pautado na ética e na proposta de cidadania mais participativa. Nesse contexto a pesquisa buscou objetivou demonstrar a importância da contribuição do Direito nesse processo de preparação do professor, oportunizando uma formação jurídica elementar necessária a utilização das tecnologias de informação e de comunicação. Aplicou-se à pesquisa o método qualitativo, evidenciado na pesquisa bibliográfica a respeito do tema, visando a melhor compreensão do seu entorno, conduzindo à compreensão sobre a importância do Direito para o alicerce profissional do docente da educação básica.

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Biografia do Autor

MARLTON FONTES MOTA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), Especialista em Direito Processual Civil pela Associação Educacional Unyahna-BA e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes-SE. Atualmente é professor da Graduação e da Pós Graduação do Curso de Direito da Universidade Tiradentes-SE.

Thiago Passos Tavares, Universidade TIradentes

Especialista em Direito, aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, mediador judicial voluntário, professor voluntário do Projeto de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes (PROVIC-UNIT).

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

PhD. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular II do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

MOTA, M. F., Tavares, T. P., & Linhares, R. N. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DO DIREITO NO PERCURSO FORMATIVO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERCEPÇÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES ÉTICO-JURÍDICAS DECORRENTES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9041

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias