DO ADULTO EM MINIATURA AO SER DOTADO DE CAPACIDADES: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE CRIANÇA NA TEORIA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Criança, Experiência, Teoria Educacional, História da EducaçãoResumo
Este artigo adota como objeto de estudo a construção histórica do conceito de criança, tomando como lócus de reflexão a teoria educacional. Destarte, o objetivo deste texto é reconstruir a trilha histórica, para além da linearidade, desvelando o pensar e a sistematização de ações educacionais voltadas à criança, inicialmente vista como um adulto em miniatura e ao longo do tempo se constituindo enquanto sujeito dotado de capacidades cognitivas. No tocante ao aporte teórico e metodológico, esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada a partir das obras de Comenius (2002), Dewey (1965), Desiderius (1996), Rousseau (1979), Pestalozzi (2000), Froebel (2001) e Montessori (2003). A História da Educação possibilita compreender a configuração de uma educação para crianças, numa esfera formal e informal, delineando o papel da família e do professor, o método de ensino, a estruturação escolar e, sobretudo, a importância da experiência.
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