PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Simônica Jesus
  • Carlos Alberto Vasconcelos Depto de Educação do campus Prof. Alberto Carvalho da UFS

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Concepções de professoras. Instrumentos de avaliação. Práticas pedagógicas

Resumo

A avaliação como mediadora de qualidade leva o professor a tomar decisões coerentes no processo de aprendizagem. Com este entendimento o presente texto oriundo de pesquisa monográfica objetivou compreender as concepções de professoras no município de Campo do Brito-SE, sobre as práticas pedagógicas de avaliação da aprendizagem e identificar os instrumentos mais utilizados no processo avaliativo. A metodologia adotada foi à aplicação de questionário semiestruturado, caracterizando-se como um estudo de caso. Conforme resultados da pesquisa, as participantes valorizam a prática de avaliação processual, diagnóstica e mediadora. No entanto, essas educadoras tendem a percorrer uma longa trajetória com o intuito de avançar no processo de avaliação, revendo o que é essencial ser ensinado na escola para que as práticas pedagógicas não caiam em mera memorização, assim como definir melhor os critérios de avaliação para que as atividades não se tornem vazias de significados.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Jesus, S., & Vasconcelos, C. A. (2018). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9026

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)