AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES SOBRE O APLICATIVO WHATSAPP NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

TICs, Ensino de Ciências, Professores

Resumo

Este trabalho discute alguns dos desafios para o ensino em tempos tecnológicos, diante do nosso anseio para compreender as concepções de professores acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e mais especificamente o WhatsApp para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa empírica teve como sujeitos professores de Ciências e Biologia, sendo descritiva de caráter quali-quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. As principais concepções apresentadas pelos professores foram: i) TICs enquanto recurso didático; ii) motivação para as aulas e iii) comunicação entre professores e alunos. As experiências dos professores com o aplicativo WhatsApp apontam as categorias: i) afetividade; ii) comunicação das dúvidas e iii) grupos de estudos e compartilhamento de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Cunha, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Docente da Universidade Federal de Sergipe campus Prof. Alberto de Carvalho - Itabaiana/SE e Faculdades Integradas de Sergipe (FISE).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cunha, C. (2018). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES SOBRE O APLICATIVO WHATSAPP NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9022

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias