TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: REFLEXÕES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTERATIVO
Palavras-chave:
Tecnologias Móveis, Aplicativos, Ensino de FísicaResumo
Este trabalho investiga a utilização de um aplicativo (App) como estratégia didática em aulas de Física numa Escola Estadual no município de Matriz de Camaragibe – AL. Sendo assim, buscaremos responder ao seguinte questionamento: Como as tecnologias móveis (TM) podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem em Física, no intuito de promover a socialização do conhecimento entre professor e aluno? Diante do problema apresentado, o objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre o uso das TM no ensino de Física na perspectiva de promover a socialização do conhecimento entre professor e aluno. A pesquisa foi desenvolvida por um estudo exploratório, numa abordagem qualitativa. Contudo reconhecemos que este App abre caminhos para a disseminação do conhecimento a partir de pesquisas, textos e exercícios de maneira atrativa e dinâmica.
Downloads
Referências
COLL C.; MONEREO, MC. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias de informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010.
DEMO, Pedro. TICS e Educação. Petrópolis: vozes, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologia e tempo docente – Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens, 21ª ed. rev. e atual. Capinas. Papirus, 2013.
SACCOL, A. M. M-Learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.