FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA ESCOLA QUILOMBOLA – IDENTIDADES NEGRAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Valéria Campos Cavalcante Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas
  • Janayna Paula Lima de Souza Santos Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas
  • Marcos Paulo de Oliveira Sobral Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Formação de professores, Escola Quilombola, PPP

Resumo

Este texto é o recorte da pesquisa intitulada Cultura, Tradição e identidade: Interface Universidade e Comunidade Quilombola, que traz como objetivo refletir sobre o processo de formação continuada possibilitada no espaço de uma escola quilombola, situada em Penedo/AL. Trazemos aqui as discussões em torno do processo de formação que culminou na re/construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola; ações res/significadas no diálogo entre universidade-escola. Tendo por base uma pesquisa colaborativa-interventiva (IBIAPINA, 2008), envolvendo professores e estudantes do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade Educacional Penedo da Universidade Federal de Alagoas e comunidade escolar da Escola Quilombola Dandara[1]. Permitindo um movimentumde ação-reflexão-ação entre os envolvidos que vivenciaram as articulações teórico-práticas atuando colaborativamente

[1] Utilizamos nomes fictícios para não expor os envolvidos na pesquisa.

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Biografia do Autor

Valéria Campos Cavalcante, Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, mestre e doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL). Professora do Eixo Pedagógico da Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa MULTIEJA, membro efetivo do Fórum Alagoano de EJA. Trabalha com temas ligados a Gestão Escolar, Planejamento, Currículo e Avaliação, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Estágio Supervisionado

Janayna Paula Lima de Souza Santos, Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Educação Brasileira (2010) e doutorado em Educação (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca/Unidade Educacional Penedo. Tem experiência na área de Formação de Professores, atuando principalmente em: Educação e Linguagem, em que pesquisa o processo de criação textual em sala de aula por alunos recém-alfabetizados e o processo de aquisição da ortografia, integrando o quadro de pesquisadores do Laboratório do Manuscrito Escolar (LÂME/UFAL); as Teorias do Desenvolvimento de Skinner, Freud, Vygotsky e da Aprendizagem, como atenção, memória e motivação; e, Educação Inclusiva, tema sobre o qual investiga a inclusão do aluno com deficiência no ensino regular.

Marcos Paulo de Oliveira Sobral, Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas

Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Eixo Pedagógico da Unidade Educacional Penedo/Campus Arapiraca/Universidade Federal de Alagoas. Atua nas seguintes áreas: Profissão Docente, Projeto Pedagógico, Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Gênero e Educação, Projetos Integradores, Estágios Supervisionados e Formação de Professores.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cavalcante, V. C., Santos, J. P. L. de S., & de Oliveira Sobral, M. P. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA ESCOLA QUILOMBOLA – IDENTIDADES NEGRAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9017

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)