EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA NA ESCOLA SEM PARTIDO
Palavras-chave:
Educação. Escola sem Partido. Ideologia. Política.Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo promover uma discussão acerca da escola como um espaço sujeito aos efeitos da ideologia hegemônica que nela se instala e se reproduz, partindo do que dispõe o Projeto de Lei nº 867 de 2015, que busca incluir o Programa Escola sem Partido nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, far-se-á referência às reflexões de pensadores que se debruçaram sobre questões atinentes à ideologia e a sua relação com a escola, bem como o papel por esta assumido no sentido de disseminar conhecimentos que, embora se pretendam ‘neutros’, visto que são revestidos de uma cientificidade aparentemente irrefutável, são organizados a partir da ideologia dominante em um corpo social. O texto está divido em duas seções principais, sendo que, na primeira, ocupamo-nos da discussão sobre escola e ideologia e, na segunda, levantamos alguns questionamentos sobre pontos inconsistentes presentes no referido projeto.
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Referências
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PROJETO DE LEI Nº 867, DE 2015. Disponível em: <http://www.escolasempartido.org>. Acesso em: 26 nov. 2015.
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