REPRESENTAÇÕES EM LIBRAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Autores

  • Irami Bila da silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Solução de problemas matemáticos, Libras, Ensino de Matemática para surdos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estimular a reflexão de questões sobre os pressupostos teóricos que embasam as etapas do pensamento na resolução de problemas matemático e a relação destas etapas com a autonomia do aluno surdo na busca pela resolução. A pesquisa surgiu das investigações sobre situações didáticas coexistem com as condições que influencie o aprendizado do surdo. A todo o momento reporta ao entendimento de conceito pelo surdo e a construção do sentido para ele. Busca a relação com a linguagem como possibilidade de resolução, menciona os mecanismos cognitivos que são disponibilizados nesse processo e a habilidade de solução no aluno surdo. A pesquisa começa na leitura de bibliografia específica, seguindo de observações e pesquisa de campo. Conclui enfatizando a aplicação de didática que melhor atenda as necessidades do surdo, propiciando diálogo entre professor e alunos

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Biografia do Autor

Irami Bila da silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS) e Tec. Adm. (UFS)

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

da silva, I. B. (2018). REPRESENTAÇÕES EM LIBRAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9011

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade