USO DO EDMODO: UM APLICATIVO EDUCATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Luize Leite dos Santos Silva
  • Liliane Melo de Almeida

Palavras-chave:

Aplicativo Educativo. Ciências. Edmodo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relacionar a utilização do Edmodo nas aulas de Ciências, descrevendo todos os principais recursos oferecidos pelo aplicativo educativo. Com isso, persiste a interatividade entre os alunos, proporcionando-lhes maior interesse pela busca de novos conhecimentos e motivação, já que no aplicativo as possibilidades são amplas. Evidência o uso, a aprendizagem, interação e contato entre professor e aluno por uma rede social educativa didática e segura, que contribui na formação dos discentes. Nesse estudo, após o levantamento bibliográfico foram realizadas entrevistas com dez universitários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma instituição superior da rede privada na capital sergipana, tendo como referência um questionário norteador. Busca-se neste estudo solucionar problemas relacionados a falta de estrutura existente nas escolas durante as aulas de Ciências.  


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luize Leite dos Santos Silva

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes.

Liliane Melo de Almeida

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes.

Referências

BASTOS, J. A. S. L. A. de (Org.). Tecnologia e interação. Curitiba: CEFET-PR, 1998, p.13.

BELLONI, M. L. Educação à distância., Campinas, SP: Editora: Autores Associados, 1999.

CARDOZO, M.L. Propaganda Pessoal: Redes Sociais na Internet. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Set. 2008. Anais... Natal, 2008.

EDMODO. Disponível em: https ://www.edmodo.com. Acesso em 17 abr. 2016.

EDMODO. Disponível em: https ://www.edmodo.com. Acesso em 28 fev. 2018.

EDMODO. Disponível em: https://www.edmodo.com/about?language=pt-br . Acesso em 07 mar. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas,2002.

GOULART, Nathalia. Parece Facebook, mas não é: são as redes educativas.

Disponível: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/parece-o-facebook-mas-naoe>.

Acesso em: 20 abr. 2016.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34ª Ed, 1999.

LIB NEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª ed. São Paulo: Cortex, 2007.

LIMA JUNIOR, A. S. A escola no contexto das tecnologias de comunicação e informação: do dialético ao virtual. Salvador: EDUNEB, 2007.

MARICATO, D. T. Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem. Porto Alegre, 2010.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

_________. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

PRIMO, Alex . O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: E- Compôs, Brasília, v. 9, p. 1-21, 2007.

RAMAL, Andrea, Cecília. Escola: mão de obra ou educação crítica. Disponível em: http://www.feuc.br/revista/index.php/2013/03/doutora-em-educacao-analisa-o-papel-da-escola. Acesso em: 06 mai. 2016.

RECUERO, R. A busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. In: XVIII Encontro da Compós. Belo Horizonte. Jun. 2009. Anais... Belo Horizonte, 2009a. ______. Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és. In: Revista Famecos. nº 38. p. 118- 128. Abr./ Ago. Porto Alegre, 2009b.

ROSE, D.H.; MEYER, A. Teaching every student in the digital age: universal design for learning. ASCD, 2002.

SANCHO. J. M. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

VILCHES, L. A Migração Digital. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silva, L. L. dos S., & Almeida, L. M. de. (2018). USO DO EDMODO: UM APLICATIVO EDUCATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8995

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias