O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN: CRIAR, INVENTAR E MANIPULAR NA CIBERCULTURA

Autores

Palavras-chave:

Dispositivos Móves, Tecnologia touchscreen, Formação do professor

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre o uso da tecnologia touchscreen por meio dos dispositivos móveis, especialmente o tablet e smartphone, já que tal tecnologia permite configurar novas maneiras para seus usuários utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, a construção de significados, bem como atuarem para significar o mundo e com ele interagir. O objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições e as potencialidades da tecnologia touchscreen para os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, focando o olhar investigativo nas estratégias didáticas de professores que ensinam Matemática podem utilizar em suas aulas. A pesquisa caracterizou-se como participante numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas respondidas pelos alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2. Constatamos que trabalhar numa perspectiva m-learning nas aulas de Matemática foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos.

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Biografia do Autor

CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Pós-Doutorando em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. D. (2018). O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN: CRIAR, INVENTAR E MANIPULAR NA CIBERCULTURA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8990

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias