O ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN: CRIAR, INVENTAR E MANIPULAR NA CIBERCULTURA
Palavras-chave:
Dispositivos Móves, Tecnologia touchscreen, Formação do professorResumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre o uso da tecnologia touchscreen por meio dos dispositivos móveis, especialmente o tablet e smartphone, já que tal tecnologia permite configurar novas maneiras para seus usuários utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, a construção de significados, bem como atuarem para significar o mundo e com ele interagir. O objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições e as potencialidades da tecnologia touchscreen para os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, focando o olhar investigativo nas estratégias didáticas de professores que ensinam Matemática podem utilizar em suas aulas. A pesquisa caracterizou-se como participante numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas respondidas pelos alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2. Constatamos que trabalhar numa perspectiva m-learning nas aulas de Matemática foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos.
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