ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM HISTÓRIA
Palavras-chave:
Palavras-chave, Estágio Supervisionado. Identidade Profissional. Licenciatura.Resumo
Este artigo aborda a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores. Teve como objetivo analisar a contribuição do estágio para a construção da identidade docente, bem como caracterizar o perfil dos alunos estagiários de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental mediante a realização de um estudo de caso com alunos do 6º e 8º períodos da Licenciatura de História na referida Universidade, especificamente no Campus I. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi um questionário, o qual foi organizado em cinco blocos com duas questões cada. Observou-se que para a maioria dos discentes o estágio mudou significativamente sua visão sobre a profissão docente. O principal desafio encontrado nesse processo foi o fato da escola não oferecer o suporte que o estagiário precisa para desenvolver suas atividades, principalmente na execução de suas aulas. Apesar disso, a pesquisa evidenciou uma satisfação dos estagiários quanto à recepção da comunidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.