LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • suelen Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Luciene Santos

Palavras-chave:

Palavras-Chaves, Laboratório de Ensino de Matemática. Licenciatura em Matemática. Formação Docente.

Resumo

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a importância da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática- DLEM no processo de formação inicia dos Licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Para isso, foram examinadas as Resoluções do Conselho Nacional de Pesquisa da UFS (CONEP/UFS), pertencentes ao ano em que essa disciplina passou a fazer parte do currículo do curso de Licenciatura em Matemática, destacando a carga horária, pré-requisito e a ementa. O referencial teórico foi construído com base nos entendimentos de autores como MARIANI (2010), REZENDE, FERREIRA, PASSOS e SANTOS (2015). Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a DLEM é fundamental na formação docente, pois estimula a criatividade na medida em que os recursos didáticos são construídos.

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Referências

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BRASIL, Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br; acesso em: 13 dez. 2015.

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RESOLUÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução do CONEPE/UFS Nº 058/1990, reformula os currículos dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, de 04/12/1990.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução do CONEPE/UFS Nº. 013/2006, aprova projeto pedagógico dos cursos de Graduação em Matemática habilitação Licenciatura Diurno (curso 150) e Noturno (curso 152) e dá outras providências, de 28/03/2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução Nº. 015/2006 do CONEPE/UFS, aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Matemática habilitação Bacharelado (curso 151) e dá outras providências, de 28/03/2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução Nº. 150/2009 do CONEPE/UFS, aprova alteração no Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em Matemática habilitação Licenciatura Diurno (curso 150) e Noturno (curso 152) e dá outras providências, de 18/12/2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução Nº. 096/2010 do CONEPE/UFS, aprova alterações na Departamentalização do Departamento de Matemática e dá outras providências, de 29/10/2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução N.º 096/2010 do CONEPE/UFS, aprova alterações na Departamentalização do Departamento de Matemática e dá outras providências, de 29/10/2010.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cruz, suelen, & Santos, L. (2018). LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8966

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)