LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Palavras-Chaves, Laboratório de Ensino de Matemática. Licenciatura em Matemática. Formação Docente.Resumo
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo discutir sobre a importância da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática- DLEM no processo de formação inicia dos Licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Para isso, foram examinadas as Resoluções do Conselho Nacional de Pesquisa da UFS (CONEP/UFS), pertencentes ao ano em que essa disciplina passou a fazer parte do currículo do curso de Licenciatura em Matemática, destacando a carga horária, pré-requisito e a ementa. O referencial teórico foi construído com base nos entendimentos de autores como MARIANI (2010), REZENDE, FERREIRA, PASSOS e SANTOS (2015). Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a DLEM é fundamental na formação docente, pois estimula a criatividade na medida em que os recursos didáticos são construídos.
Downloads
Referências
BRASIL, Conselho Nacional de Educação/Câmara do Ensino Superior. Parecer CNE/CES nº. 1.302/2001. Institui as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br; acesso em: 13 dez. 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br; acesso em: 13 dez. 2015.
CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.
MILANI, M. L. C.; VOSGERAU, D. S. A. R. O currículo em destaque na projeção para a formação inicial do professor de matemática e as tecnologias. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 1290-1310, mai./out. 2014.
MARIANI. R. C. P. (2010). Laboratório de Ensino de Matemática. São Cristóvão/SE: UFS, CESAD, 2010.
REZENDE, A. M. FERREIRA, J. PASSOS, S. SANTOS, I. Uma história da disciplina laboratório de ensino de Matemática (UFS, 1990-2010). Artigo completo apresentado e publicado nos Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM. São Paulo: SBEM, 2016
RESOLUÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução do CONEPE/UFS Nº 058/1990, reformula os currículos dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, de 04/12/1990.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução do CONEPE/UFS Nº. 013/2006, aprova projeto pedagógico dos cursos de Graduação em Matemática habilitação Licenciatura Diurno (curso 150) e Noturno (curso 152) e dá outras providências, de 28/03/2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução Nº. 015/2006 do CONEPE/UFS, aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Matemática habilitação Bacharelado (curso 151) e dá outras providências, de 28/03/2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução Nº. 150/2009 do CONEPE/UFS, aprova alteração no Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em Matemática habilitação Licenciatura Diurno (curso 150) e Noturno (curso 152) e dá outras providências, de 18/12/2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução Nº. 096/2010 do CONEPE/UFS, aprova alterações na Departamentalização do Departamento de Matemática e dá outras providências, de 29/10/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução N.º 096/2010 do CONEPE/UFS, aprova alterações na Departamentalização do Departamento de Matemática e dá outras providências, de 29/10/2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.