O LABORATORIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA /LEM: CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Luciene dos Santos
  • Suelen Rodrigues Cruz

Palavras-chave:

Palavras-Chaves, Deficiência visual. Laboratório de Ensino de Matemática. Material manipulável.

Resumo

RESUMO:

Este trabalho a presenta a importância da implantação do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM para os professores que almejam dinamizar a metodologia do ensino de matemática, envolvendo os alunos nas atividades participativas, ensinando-os a aprender a aprender matemática. Será abordado também, acerca da necessidade de se pensar a que público LEM se destinará, bem como quais recursos serão construídos neste espaço.  Ressaltaremos ainda, o valor pedagógico que este espaço representa para os alunos com deficiência visual, em relação ao aprendizado matemático através da manipulação dos materiais didáticos - MD por meio do sentido tátil.  Como referencial teórico foi utilizado Sérgio Lorenzato (2009). Ao final, foi possível observar que a manipulação dos recursos didáticos é prioridade para a construção dos conceitos matemáticos trabalhado em sala.  

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Acesso às 24/02/2018 às 18h.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, L. dos, & Cruz, S. R. (2018). O LABORATORIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA /LEM: CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8963

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)