O USO DE JOGOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR QUE ENSINA LIBRAS EM CURSOS DE EXTENSÃO: DISCUSSÕES PRELIMINARES

Autores

  • José Affonso Tavares Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Alana Monetiro Ferreira Maia Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Pereira de Lima Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Libras, Prática docente, Jogos, Cursos de Extensão

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar possíveis implicações do uso de jogos na prática do professor que ensina Libras em um curso de extensão da Universidade Federal de Sergipe-UFS. Este estudo traz resultados parciais de uma pesquisa em andamento na área de ensino de Libras. Para tanto, parte-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com base em Bogdan e Bicklen (1994), do tipo estudo de caso, apoiando-se em Gil (2011). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e observação participante. As análises tomaram como referencial teórico estudos como Freire (1987); Felipe (2007); Brasil (2002); Araujo (2013), além de outros (as). Os resultados preliminares evidenciam que para favorecer um ensino mais convidativo e menos monótono, o uso do lúdico na prática do professor que ensina Libras, é uma das alternativas possíveis, especificamente por proporcionar interação, cooperação e dinamismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Affonso Tavares Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Libras para professores e Intérpretes pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduação em Pedagogia pela Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar (FASVIPA). Graduando em Letras Libras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Alana Monetiro Ferreira Maia, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade Amadeus (FAMA). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Atualmente, graduanda em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professora de Educação Básica da rede pública estadual de ensino na cidade de Aracaju-SE. E-mail: <alanamfmaia@gmail.com>.

Raquel Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, pós-graduanda latu sensu em Libras: Tradução, interpretação e ensino pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), graduanda em Letras Libras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professora assistente do Departamento de Libras. E-mail: <raquellima10@yahoo.com.br>.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Tavares Silva, J. A., Ferreira Maia, A. M., & de Lima, R. P. (2018). O USO DE JOGOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR QUE ENSINA LIBRAS EM CURSOS DE EXTENSÃO: DISCUSSÕES PRELIMINARES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8961

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade