A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Perolina Souza Teles Prefeitura Municipal de Aracaju
  • Cândida Luisa Pinto Cruz Governo do Estado de Sergipe

Palabras clave:

Inclusão, Judô, Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Resumen

O presente artigo analisa a prática pedagógica inclusiva, desenvolvida com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da prática esportiva do Judô. O nosso objetivo é retratar como essa atividade auxilia na inclusão e no desenvolvimento de uma criança com TEA. As principais referências: Mantoan (2015), Orrú (2012) e Vygotsky (1989), entre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando como estratégias a observação da cerimônia de troca de faixa e a entrevista com o professor de Judô, partindo também da transcrição do questionário de perguntas abertas realizadas. Finalizamos fazendo uma reflexão sobre a importância da prática esportiva, enquanto aprendizado lúdico, estabelecendo e fortalecendo os laços sociais, o qual oportuniza a inclusão em diversas esferas sociais (escola, família, grupos de apoio, círculos de amizade).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Perolina Souza Teles, Prefeitura Municipal de Aracaju

Formada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Educação por esta mesma Universidade. Atualmente é graduanda do Curso de História Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe e aluna do curso de Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes. Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Aracaju/SE e do Estado de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (Núpita/UFS).

Cândida Luisa Pinto Cruz, Governo do Estado de Sergipe

Cândida Luísa Pinto Cruz é licenciada em Educação Física, Especialista em Psicomotricidade, Mestre em Educação pela UFS, docente da Rede Pública Estadual de Sergipe, membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (Núpita/UFS).

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Teles, P. S., & Pinto Cruz, C. L. (2018). A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8954

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade