A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Perolina Souza Teles Prefeitura Municipal de Aracaju
  • Cândida Luisa Pinto Cruz Governo do Estado de Sergipe

Palavras-chave:

Inclusão, Judô, Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Resumo

O presente artigo analisa a prática pedagógica inclusiva, desenvolvida com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da prática esportiva do Judô. O nosso objetivo é retratar como essa atividade auxilia na inclusão e no desenvolvimento de uma criança com TEA. As principais referências: Mantoan (2015), Orrú (2012) e Vygotsky (1989), entre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando como estratégias a observação da cerimônia de troca de faixa e a entrevista com o professor de Judô, partindo também da transcrição do questionário de perguntas abertas realizadas. Finalizamos fazendo uma reflexão sobre a importância da prática esportiva, enquanto aprendizado lúdico, estabelecendo e fortalecendo os laços sociais, o qual oportuniza a inclusão em diversas esferas sociais (escola, família, grupos de apoio, círculos de amizade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perolina Souza Teles, Prefeitura Municipal de Aracaju

Formada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Educação por esta mesma Universidade. Atualmente é graduanda do Curso de História Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe e aluna do curso de Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes. Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Aracaju/SE e do Estado de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (Núpita/UFS).

Cândida Luisa Pinto Cruz, Governo do Estado de Sergipe

Cândida Luísa Pinto Cruz é licenciada em Educação Física, Especialista em Psicomotricidade, Mestre em Educação pela UFS, docente da Rede Pública Estadual de Sergipe, membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (Núpita/UFS).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Teles, P. S., & Pinto Cruz, C. L. (2018). A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8954

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade