RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DO PIBID/DMA/UFS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Palavras-chave:
Ensino de Geometria. Materiais Manipuláveis. Jogos. PIBID.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre o uso de atividades para a compreensão dos conteúdos matemáticos, em uma turma do 2° ano do Ensino Médio de uma das escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do qual fazemos parte. Para este trabalho, fundamentamos nos autores Camacho (2012), Moura (2008) e Lorenzato (1995), no que diz respeito às metodologias de materiais manipuláveis e jogos. Com as aplicações, foi possível identificar nos alunos dessa turma, quais níveis do pensamento geométrico eles se encontram, segundo a Teoria de van Hiele (WALLE,2009; VILLIERS, 2010). Além disso, com esta experiência, percebemos que muitos conteúdos matemáticos podem ser relacionados com a geometria, mesmo aqueles, que em princípio, pareçam não haver relação entre si.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: matemática – Ensino fundamental anos finais / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.
CAMACHO, M. S. F. Pereira. Materiais manipuláveis no processo ensino/ aprendizagem da matemática: aprender explorando e construindo. Universidade da Madeira. Funchal, 2012
FILHO, M. Arcanjo. TAVARES, A. H. C. A Educação matemática e o ensino-aprendizagem de geometria: causas e consequências da deficiência e como fazer a excelência. Revista Ensino Interdisciplinar. Mossoró. v.2. n.01.2016
LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. Geometria. Blumenau, número 04, p.03-13, 1995. Edição especial.
LORENZATO, Sérgio(Org.). O laboratório de Ensino de Matemática na Formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Coleção Formação de Professores.
SPADA, A. B. Delabary. O jogo como elemento de aprendizagem matemática. IV Encontro Brasiliense de Educação Matemática – IV EBREM – Anais. 2008
VAN DE WALLE, J. A. matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VILLIES, Michel. Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele. Revista Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.12, n.3, PP. 400-431,2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.