AFETIVIDADE E BRINCADEIRAS: RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CRIANÇA E PROFESSORA EM MEIO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Emily Maise Aragão Feitosa Universidade Federal de Sergipe
  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal dee Sergipe

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Infantil. Afetividade. Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações sociais entre criança e professora, em meio às práticas cotidianas em espaços internos e externos de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de Aracaju /SE. O recorte aqui apresentado abordará os fenômenos da afetividade nas relações sociais construídas entre crianças com idades de 4 e 5 anos e sua professora em situações do cotidiano pedagógico. A pesquisa é de cunho qualitativo, com preceitos metodológicos inspirados na etnografia, que apresenta e traduz a prática da observação participante. A produção de dados ocorreu a partir de registros escritos em diários de campo, bem como, fotografias. Foi possível constatar o engajamento social das crianças durante as atividades que lhes foram dirigidas. A participação social das crianças se efetivavam com mais vivacidade diante dos incentivos verbais e encorajamento que a professora demonstrava durante as atividades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Maise Aragão Feitosa, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2014.2). Desenvolveu pesquisas (2011-2012), com estudos em torno dos campos da aprendizagem, psicogenética e afetividade no Programa de Iniciação Científica (PIIC). Estagio na educação infantil durante 1 ano e 3 meses (SESC.) Integrante da Chapa: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer que representa o Diretório Acadêmico Livre dos Estudantes de Pedagogia (DALEPe) - gestão 2013 na Universidade Federal de Sergipe. Participou da Operação Jenipapo no estado do Maranhão/ 2015 - Projeto Rondon (trabalho voluntário). Participou do PIBID - Programa de Iniciação a Docência/ CAPES (jun/2014 a mar/2015. Atuou como professora do ensino fundamental menor da rede privada. Atualmente mestranda em educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED). Interesses: assuntos voltados para a área da educação.

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal dee Sergipe

Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco com estudos vinculados à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. Atualmente é professora Adjunta IV vinculada ao Departamento de Educação (curso de Pedagogia) da Universidade Federal de Sergipe/UFS e docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED da referida instituição. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (CEP/UFS) e do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Criança, Infância e Educação Infantil (GRUPCIE). Realiza pesquisas com bebês e crianças pequenas, balizadas em autores/referenciais da Psicologia, Sociologia da Infância e Pedagogia. Tem experiência em pesquisas sobre infâncias, escuta de crianças, formação de professores de Educação Infantil, enfocando saberes e fazeres docentes, organização de práticas educativas com e para crianças, interações, brincadeiras, processos sociocomunicativos de bebês e desenvolvimento da linguagem da criança.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Aragão Feitosa, E. M., & Gomes Ramos, T. K. (2018). AFETIVIDADE E BRINCADEIRAS: RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CRIANÇA E PROFESSORA EM MEIO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8941

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos