AFETIVIDADE E BRINCADEIRAS: RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CRIANÇA E PROFESSORA EM MEIO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Infantil. Afetividade. Práticas PedagógicasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as relações sociais entre criança e professora, em meio às práticas cotidianas em espaços internos e externos de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de Aracaju /SE. O recorte aqui apresentado abordará os fenômenos da afetividade nas relações sociais construídas entre crianças com idades de 4 e 5 anos e sua professora em situações do cotidiano pedagógico. A pesquisa é de cunho qualitativo, com preceitos metodológicos inspirados na etnografia, que apresenta e traduz a prática da observação participante. A produção de dados ocorreu a partir de registros escritos em diários de campo, bem como, fotografias. Foi possível constatar o engajamento social das crianças durante as atividades que lhes foram dirigidas. A participação social das crianças se efetivavam com mais vivacidade diante dos incentivos verbais e encorajamento que a professora demonstrava durante as atividades.
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