PRECONCEITO RACIAL, SUBJETIVIDADES E EDUCAÇÕES EM REDES SOCIAIS DIGITAIS, OU POR QUE OS MEMES RACISTAS DA TAÍS ARAÚJO IMPORTAM?

Autores

  • Leonardo Fraga Cardoso Junior Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Cultura digital, Produção discursiva.

Resumo

RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir a importância dos memes de redes sociais digitais na Cibercultura e como eles favorecem a reprodução de discursos racistas na internet. Para isso, tomamos como objeto, o caso dos memes racistas que tencionam o debate sobre racismo a partir da fala da atriz brasileira Taís Araújo em uma edição do TEDx Brasil. A produção de memes articuladas a este caso específico, insere os usuários no debate sobre preconceito social e racial no Brasil a partir de uma fala própria que se expande na rede, especialmente permeada pelo humor e pela sátira de cada meme, mas é ampliada a partir do contexto ético e moral que toma a repercussão. Utiliza-se como método a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Ao final, evidencia-se que os memes racistas presentes nas redes sociais fortalecem o racismo no debate público, visto que ampliam por meio do conteúdo irônico e superficial deste memes propriamente uma informação que não remete ao sentido original do fato, mas que ganha dimensões hiperbólicas em sentidos distintos na rede e na produção de sentidos e subjetividades dos indivíduos que se apropriam do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Fraga Cardoso Junior, Universidade Tiradentes

Bolsista PIBIC - CNPq 

Graduando em Jornalismo pela Universidade Tiradentes 

Referências

CHAGAS, Viktor. Memes, engajamento político e ação coletiva, ou Por que o “vomitaço” importa? Disponível em: http://www.museudememes.com.br/memes-engajamento-politico-e-acao-coletiva-vomitaco-1/ Acesso em: 11 abr. 2016.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução: Susana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Online memes, affinities, and cultural production. 2006.

SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Massachusetts: MIT Press, 2014.

SOUZA, Carlos Fabiano de. Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes, volume 15, nº 1, p. 127-148, janeiro a abril de 2013

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cardoso Junior, L. F. (2018). PRECONCEITO RACIAL, SUBJETIVIDADES E EDUCAÇÕES EM REDES SOCIAIS DIGITAIS, OU POR QUE OS MEMES RACISTAS DA TAÍS ARAÚJO IMPORTAM?. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8936

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias