EXERGAMES NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Keyne Ribeiro Gomes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Jogo Eletrônico, Práticas Cosporais.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de socializar a prática corporal do movimento nas aulas de Educação Física a partir das ações realizada com alunos da rede Estadual de ensino médio em Aracaju/Se, que estudam no Colégio ministro Petrônio Portela. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Neste trabalho abordaremos a possibilidade do uso do Exergames nas aulas práticas de Educação Física e como os docentes podem trabalhar com esse dispositivo nas suas aulas. Neste contexto, faz-se necessário, que a escola faça uma reflexão sobre o papel que as diferentes mídias ocupam na sociedade. Para compreendermos as possibilidades dos exergames, iniciaremos o trabalho com uma breve discursão de seu contexto histórico, seguindo de um estudo dos jogos. A intenção é tecer algumas reflexões que colaborem para o entendimento desta prática lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyne Ribeiro Gomes, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura em Educação Física, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), Bolsista FAPITEC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) - http://grupoecult.blogspot.com.br.

 E-mail: <keynerib@gmail.com>.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens A máscara e a vertigem. Editora Cotovia, Lisboa, 1990.

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. 9. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento das prisões. 42ª ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2014.

DARIDO, Suraya Cristina. Novas orientações para Educação Física escolar e a questão dacultura. Presente. Revista de Educação CEAP, Salvador, nº 53, p. 26 a 28, 2006.

FARIA FILHO, L. M. de. “História da escola primária e da educação física no Brasil: Alguns apontamentos”. In: SOUSA, E.S. de e VAGO, T.M. (orgs.). Trilhas e partilhas; educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Cultura, 1997, p. 43-58.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: O uso dos prazeres. 13ª ed. São Paulo: Edições Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A microfísica do poder. 6ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LEITE, Lígia Silva. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: Wendel. Freire, Dimmi. Amora (orgs). Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak. Ed., 2011.

TELES, Maria Luiza Silveira. Socorro! É proibido brincar. Petrópolis: Vozes, 1999.

HENRY, Jenkins. Cultura da convergência- 2. ed. - São Paulo: Aleph, 2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Lundens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva, 2005.

LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva. Por uma antropologia do Ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.

SOARES, Carmem Lucia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.

SOARES, Carmem Lucia. Imagens da Educação no Corpo: estudo a partir da ginástica Francesa no séc. XIX. Campinas: Editora Autores Associados, 1998. p.132.

SOARES, Rosangela de Rodrigues. Corpo, gênero e sexualidade nas práticas escolares: um início de reflexão. In. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

TAPSCOTT, Don. Geração Digital: a crescente e irreversível ascenção da geração Net.

São Paulo: MAKRON Books, 1999.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Ribeiro Gomes, K. (2018). EXERGAMES NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8922

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias