FANFICTION: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO SERIADO “OS 13 PORQUÊS”

Autores

  • Isabella Silva dos Santos Universidade Tiradentes - UNIT
  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes - UNIT
  • Fábio Maurício Fonseca Santos Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Educação. Língua Espanhola. Ensino e Aprendizagem. Cultura Digital.

Resumo

As mudanças na sociedade e a sua crescente modernização bem como a forma como os indivíduos se relacionam e trocam experiências se transformou com o passar do tempo. Com o advento e o enraizamento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, a educação e o modo de ensinar e de aprender também sofreram alterações. O presente artigo visa discorrer sobre uma pesquisa em andamento que se utiliza dos artefatos tecnológicos e suas implicações na educação e nos processos de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira. Com isso, a produção de fanfictions por parte dos sujeitos de pesquisa inspira-se na série “Os 13 Porquês”. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa por meio da estratégia da pesquisa ativa. Propõe-se assim, relatar seus passos e seus referenciais teóricos de maneira a contribuir com a difusão das pesquisas na área de educação e ensino de língua espanhola.

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Biografia do Autor

Isabella Silva dos Santos, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestranda em Educação – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: profeisabellaufs@gmail.com

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutorando em Educação - Linha 'Educação e Comunicação', na Universidade Tiradentes - PPED/UNIT(SE). Mestre em Educação PPED/UNIT(SE) 2018/1. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). Associado do GT 16 "Educação e Comunicação" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Possuo MBA em Marketing UNIT(SE) 2014/1. Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria UNIASSELVI(SC) 2012/1 e em Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias UNIT(SE) 2011/1. Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda UNIT(SE) 2009/1. Publicitário com anúncio na Revista Veja. Como Redator Publicitário, fui do Núcleo de Criação das Agências Prática (Experimental/CCS-UNIT), Base Propaganda e Comunicação UP. Trabalhei no Marketing da Construtora Celi, Faculdade Sete de Setembro (FASETE) e Hospital de Olhos de Sergipe (HOS). Fui Produção e Aprovação de Conteúdo do Programa CeliCidade, junto à TV Cidade - afiliada RedeTv em Sergipe. Fui Monitor de "Criação e Produção em Rádio" na UNIT(SE). Fiz vários cursos na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM(SP), além de "Marketing para Jornalistas e Assessores de Imprensa" pela Miyashita Consulting(SP). Fui Professor dos Cursos de Administração e Pedagogia das Faculdades Montenegro e Professor-PRONATEC no Instituto Federal de Sergipe - IFS (Campus Lagarto/SE). Atuei como Educador Social no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Cursando Educação Especial Inclusiva na UNIASSELVI(SC). Portfólio: www.anndrealves.blogspot.com 

Fábio Maurício Fonseca Santos, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestrando em Educação – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Graduado em Licenciatura em Informática (UNIT). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: fabiomfs@yahoo.com.br

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, I. S., Alves, A. L., & Santos, F. M. F. (2018). FANFICTION: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO SERIADO “OS 13 PORQUÊS”. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8918

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes