A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Marcos Batinga Ferro Universidades Federal de Sergipe-UFS
  • Edelfrancla Gomes dos Reis
  • Isa Regina Santos dos Anjos

Palavras-chave:

Alunos com Deficiência, Educação Inclusiva, Formação Inicial

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação para o exercício da docência na perspectiva da Educação Inclusiva. A metodologia aplicada foi à investigativa, descritiva e de cunho bibliográfico. Tópicos como: a inclusão em contexto educativo e sob a ótica da diversidade: discutindo a formação docente, são elencados a fim de refletir sobre o estado da arte dos trabalhos acadêmicos. Como resultado, percebeu-se que as professoras demonstraram não saber como tornar significativo o ensino, nem conseguem se decidir sobre quais conhecimentos devem privilegiar e poucas são aquelas que buscam se apropriar de bases teóricas para desenvolver uma prática fundamentada. Nesse viés, evidenciou-se que o docente caminha numa perspectiva idealista, responsabilizando-se individualmente e desenvolvendo esforços para aprimorar sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Batinga Ferro, Universidades Federal de Sergipe-UFS

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduação em Competência Pedagógica, Docência Universitária e Gestão Escolar. Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Professor da Faculdade São Luís de França, atuando nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação e da Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Ferro, M. B., Gomes dos Reis, E., & Santos dos Anjos, I. R. (2018). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8885

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade