RECREIO MONITORADO: UM NOVO DESAFIO PARA GESTORES E PROFESSORES DO GRUPO ESCOLAR JURACY MAGALHÃES/BA
Palavras-chave:
Recreio Monitorado, Ludicidade, Ensino e aprendizagemResumo
O presente trabalho tem por fim analisar a prática do recreio monitorado, desenvolvido com alunos do 1º ao 5º Ano, do Ensino Fundamental, do Grupo Escolar Juracy Magalhães, tendo como intuito a aplicabilidade de jogos e brincadeiras desenvolvidas como uma contribuição no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Trata-se de uma pesquisa de campo e documental, acreditando que a ludicidade é importante na aprendizagem das crianças, uma vez que brincando se aprende prazerosamente. Os resultados das atividades lúdicas durante o recreio monitorado desta instituição contribuíram no processo educacional dos alunos por meio da socialização, da agilidade, da concentração, de estratégias, da afetividade, do respeito mútuo e do espirito de equipe, além de diminuir o caráter agressivo dos educandos.Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de Educação Lúdica: Teorias e Práticas, Volume 1-Reflexão e fundamentos-1 ed. São Paulo/SP: Edições de Loyola, 2013.
BRASIL. Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, 1990.
BRASIL., Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 9394/96, 1996.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revisa do Centro de Educação e Letras Unioeste- Campus Foz do Iguaçu, v. 10, nº. 1, 1º semestre de 2008, p. 41-62.
LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão/Yves de La Faille, Marta Kohl de Oliveira, Heloisa Dantas. –São Paulo: Simum, 1992.
NEUENFELDT. Derli Juliano. Recreio escolar: espaço para “recrear” ou necessidade de “criar” este espaço? Org. Deli Juliano Neuenfeldt. – Lajeado: UNIVATES, 2005.
OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola/Jean/Claude; trad. Heloisa Monteiro Rosário. Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, Jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Falar, Editora, 1978.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.
WAJSKOP, G. O brincar na Educação Infantil. Caderno de pesquisa. São Paulo, 1995. Disponível em:
<>. Acesso em 20 de nov. de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.