A IMPORTÂNCIA DO CANTINHO DE LEITURA EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DALVA CASTOR DA SILVA/BA

Autores

  • Suely Cristina Silva Souza Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB
  • Adeilma Oliveira da Silva Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB
  • Nailson dos Santos Almeida Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB

Palavras-chave:

Leitura, Ensino Fundamental, Leitor

Resumo

A leitura é um dos meios mais importantes para construir novas aprendizagens, novas ações e novos conhecimentos durante o processo cognitivo e intelectual. Ela é fundamental na vida de todos, uma vez que podemos locupletar nosso vocabulário, desenvolver nossa interpretação e raciocínio, formando um leitor crítico e participativo em meio social. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a importância do ato e modos de se ler com a criação do cantinho da leitura em uma sala de aula do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa documental e de campo, que estuda a criação do cantinho da leitura aplicando variados tipos de textos e modos de leituras nas séries iniciais, da Escola Municipal Professora Maria Dalva Castor da Silva, no município de Coronel João Sá, Estado da Bahia. Como resultado, as práticas de leituras aplicadas motivaram os alunos, tornando-os participativos e interessados, além de evidenciar que as diferentes formas de ler também são relevantes na vida escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Cristina Silva Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2016 e 2011). Licenciada em Matemática (2008) e Ciências Naturais/EAD (2009) pela Universidade Tiradentes. Tem experiência no ensino básico e superior, atuando em diferentes instituições educacionais da rede pública estadual e federal, como também na rede particular de ensino superior. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq), da Sociedade Brasileira de História da Educação, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Sergipe e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Recebeu da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) o Prêmio Jovem Pesquisador (2010). Investiga temas que versam sobre História das Disciplinas Escolares, História da Educação Matemática, História da Matemática, História do Ensino Secundário, Profissão docente, Arquivos e Fontes escolares.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices/Abramovich. São Paulo: Scipione, 2009.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Lei 9.394/96. Brasília, DF, 1996

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - 1ª ed. Brasília, 1997.

BRASIL, Mistério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. ¬¬¬¬¬ Brasília: MEC/SEF, 1998.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2004.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2008.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

DA RESSURREIÇÃO, Juliana Boeira. A importância dos contos de fada no desenvolvimento da imaginação. Pós-graduação em Novas Abordagens em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa. Faculdade Cenecista de Osório- FACOS/RS, 2005.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro. Literatura juvenil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RG: Vozes, 2011.

GÓES, Lucia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira, 1991.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas/SP: Editora Alínea, 2001.

LIMA, Renan de Moura Rodrigues; ROSA, Lúcia Regina Lucas da. O uso das fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento da língua oral e escrita. SIPPU-Revista de iniciação científica do UNILASALLE, Canoas- RS, mai., 2012, p. 153-169.

MEDEL, Cássia Ravena Mulin de A. Educação Infantil: da construção do ambiente às práticas pedagógicas. Petrópolis, RG: Vozes, 2012.

NUNES, Ginete C. Poesia e letramento literário no Ensino Fundamental. Id on Line Revista de Psicologia, fev., vol.10, n.29., 2006, p. 152-159.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo, Brasiliense, 1995.

SANTOS, E J, V, S. Leitura de fábulas em sala de aula. Feira de Santana, v. 3, n. 4, p. 13-23, jan. /jun., 2012.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed, Belo Horizonte: Autêntica editora, 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2013.

VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Souza, S. C. S., Silva, A. O. da, & Almeida, N. dos S. (2018). A IMPORTÂNCIA DO CANTINHO DE LEITURA EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DALVA CASTOR DA SILVA/BA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8881

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes