FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE SERGIPE EM LETRAS RELATIVA AO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO PRELIMINAR
Palavras-chave:
Argumentação, Formação docente, Grácio, Plantin, Matriz CurricularResumo
Este trabalho propõe uma discussão em torno das lacunas existentes nas matrizes curriculares praticadas por duas universidades de Letras do estado de Sergipe concernente ao ensino de argumentação. Com base na proposta interacional, dialógica e dialogal de Grácio e Plantin, procurou-se definir os conceitos que possibilitam interpretar as ementas que constituem o corpus reunido para a pesquisa documental realizada no âmbito da iniciação científica na UFS. Inicialmente, observou-se haver inconsistência nas orientações encontradas na Base Nacional Comum Curricular, referencial que passa a orientar as práticas pedagógicas no Brasil. Além disso, apesar de constar nesse documento orientador, assim como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, indicações para o trabalho com argumentação desde as anos iniciais do ensino fundamental, esse trabalho carece de um lugar específico nos cursos de formação inicial do professor de língua portuguesa.Downloads
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