FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE SERGIPE EM LETRAS RELATIVA AO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Fernanda Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriela Menezes Schramm Universidade Federal de Sergipe
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Argumentação, Formação docente, Grácio, Plantin, Matriz Curricular

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão em torno das lacunas existentes nas matrizes curriculares praticadas por duas universidades de Letras do estado de Sergipe concernente ao ensino de argumentação. Com base na proposta interacional, dialógica e dialogal de Grácio e Plantin, procurou-se definir os conceitos que possibilitam interpretar as ementas que constituem o corpus reunido para a pesquisa documental realizada no âmbito da iniciação científica na UFS. Inicialmente, observou-se haver inconsistência nas orientações encontradas na Base Nacional Comum Curricular, referencial que passa a orientar as práticas pedagógicas no Brasil. Além disso, apesar de constar nesse documento orientador, assim como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, indicações para o trabalho com argumentação desde as anos iniciais do ensino fundamental, esse trabalho carece de um lugar específico nos cursos de formação inicial do professor de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras Vernáculas.

Gabriela Menezes Schramm, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda no curso de letras francês e português.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pela Universidade de São Paulo.

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e no Mestrado Profissional em Letras na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Líder do Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA).

Referências

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; DAMACENO, Taysa Mercia dos Santos S. Souza. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. REVEC, n7, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/6557>. Acesso em: 03 dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2017.

GOODWIN, Jean. What Does Arguing Look Like? Informal Logic, 25, p. 81, 2005.

GRÁCIO, Rui Alexandre. Para uma teoria geral da argumentação: questões teóricas e aplicações didácticas. 2010. 434 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Comunicação, área de conhecimento Semiótica da Comunicação). Instituto de Ciências Sociais. Universidade do Minho, 2010.

______. Vocabulário crítico de argumentação. Coimbra: Grácio Editor, 2013.

______. Reflexões sobre o ensino da argumentação. Seminário do GPARA. Universidade Federal de Sergipe. YouTube: 32:35 minutos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BOpthc6JdSA&t=839s>. Acesso em: 02 nov. 2017.

MASSMANN, Débora. A arte de argumentar na sala de aula. Letras, Santa Maria, v. 21, n. 42, p. 363-385, jan./jun. 2011.

PLANTIN, Cristian. A Argumentação. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

REBOUL, O. Introdução à retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Promovendo a argumentação no ensino superior de química. Quim. Nova, v. 30, n. 8, p. 2035-2042, 2007.

SANTOS, Emilly Silva dos. AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. Múltiplas perspectivas para o ensino de argumentação na educação básica brasileira. In: 10 Enfope/ 11 Fopie, 2016.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 97-114, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Carvalho, F., Schramm, G. M., & Azevedo, I. C. M. de. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE SERGIPE EM LETRAS RELATIVA AO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO PRELIMINAR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8880

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)