CONCEPÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS QUE FUNDAMENTAM AS PRÁTICAS DE PROFESSORES VOLTADAS AO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO
Palavras-chave:
Concepções, Argumentação, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os conceitos associados ao ensino da argumentação que sustentam a prática docente na educação básica. Assim, optamos por trabalhar com uma metodologia documental com base em duas dissertações, uma realizada em Sergipe e outra em Pernambuco, que discutem os impactos de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes. As análises reunidas neste estudo apontam que os professores possuem variadas concepções de linguagem e argumentação que guiam as ações em classe e também que são diversas as correntes identificadas por meio do exame das propostas didáticas. Destarte, os estudos em curso na iniciação científica em Letras, na UFS, indicam a necessidade ampliar as observações para outros espaços pedagógicos a fim de que possamos selecionar alternativas favoráveis à ampliação das competências argumentativas de estudantes matriculados no ensino fundamental e médio.Downloads
Referências
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