CONCEPÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS QUE FUNDAMENTAM AS PRÁTICAS DE PROFESSORES VOLTADAS AO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO

Autores

  • Janis Joplin Silva Pereira Universidade Federal de Sergipe
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Concepções, Argumentação, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os conceitos associados ao ensino da argumentação que sustentam a prática docente na educação básica.  Assim, optamos por trabalhar com uma metodologia documental com base em duas dissertações, uma realizada em Sergipe e outra em Pernambuco, que discutem os impactos de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes. As análises reunidas neste estudo apontam que os professores possuem variadas concepções de linguagem e argumentação que guiam as ações em classe e também que são diversas as correntes identificadas por meio do exame das propostas didáticas. Destarte, os estudos em curso na iniciação científica em Letras, na UFS, indicam a necessidade ampliar as observações para outros espaços pedagógicos a fim de que possamos selecionar alternativas favoráveis à ampliação das competências argumentativas de estudantes matriculados no ensino fundamental e médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janis Joplin Silva Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras Vernáculas na UFS.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pela Universidade de São Paulo.

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e no Mestrado Profissional em Letras na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Líder do Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA).

Referências

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; DAMASCENO, Taysa Mercia dos Santos S. Souza. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de Estudos de Cultura, n. 7, jan.-abr. 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/6557>. Acesso em: 03 fev. 2018.

CRUZ, Layane Mayara Dantas da; SILVA, Leilane Ramos da; SILVA, Danillo da Conceição Pereira. Argumentação, matriz do Enem e livro didático de LP: encontros ou desencontros? In: Anais do Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GRÁCIO, Rui Alexandre. Vocabulário crítico de argumentação. Coimbra: Grácio Editor, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006 [1990].

MARQUES, Welisson. Concepções de Língua e Linguagem em Chomsky, Benveniste e Labov. Revista Intertexto, Uberaba, v. 4, n 1, p. 34-51, jan./jul. 2011. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/194>. Acesso em: 21 jan. 2018.

OLIVEIRA, Diego Greinert de. A Mediação Pedagógica como Prática Docente: Uma Análise da Pedagogia Histórico-crítica e Demais Correntes Pedagógicas. Revista Eletrônica Ensino de Sociologia em Debate, Londrina, v. 1, p. 1-20, jul./dez. 2012. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/DIEGO%20%20para%20publicar%20revista%20lenpes.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2018.

PACHECO, Gustavo de B. F. Retórica e nova retórica: a tradição grega e a teoria da argumentação de Chaïm Perelman, s/d. Biblioteca jurídica virtual. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/25334-25336-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.

Fontes:

LIMA, Francisca Maura. A argumentação infantil e o contexto institucional de produção. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

RIBEIRO, Nadja Souza. Literatura em debate: possibilidades para o desenvol¬vimento da capacidade argumentativa oral no 9º ano. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Pereira, J. J. S., & Azevedo, I. C. M. de. (2018). CONCEPÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS QUE FUNDAMENTAM AS PRÁTICAS DE PROFESSORES VOLTADAS AO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8877

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes