A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALISTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Rivelaine Soares da Silva UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Daniel Batista Concieção dos Santos
  • Thamires Pereira

Palavras-chave:

Tecnologias. Ensino. Enfermagem. Metodologias.

Resumo

Simulação de alta fidelidade representa uma ferramenta educacional capaz de mimetizar situações Clínicas reais, em um ambiente seguro, e permitir ao estudante de enfermagem o desenvolvimento cognitivo, de habilidades competências clínicas atitudinais e psicomotoras. O objetivo deste estudo é realizar uma reflexão sobre a utilização da simulação realística como metodologia de ensino para o curso de graduação em enfermagem. Nessa perspectiva, são tecidas considerações sobre o ensino na enfermagem e na sequência se expressa uma reflexão teórica sobre o tema. Isto se torna importante, pois à medida que a reflexão sobre a temática for abordada poderá contribuir de forma adequada para a difusão desses conceitos. A utilização da metodologia simulação realística é de grande importância na formação do graduando, já que ela desenvolve a formação do pensamento crítico, reflexão, estimula a pró – atividade sendo uma ferramenta integradora da teoria e da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivelaine Soares da Silva, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduanda de Enfermagem

Referências

AEBERSOLD, Michelle; TSCHANNEN, Dana; BATHISH, Melissa. Innovative simulation strategies in education. Nurs. res. pract., New York, v.5, p. 1-7, 2012.

Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Simulação de Alta-Fidelidade no Curso de Enfermagem: ganhos percebidos pelos estudantes. Rev Enf Ref. v.5, n. 1, p. 135-44. 2014

BARRETO, G. D.; SILVA, K. G. N.; MOREIRA, S. S. C. R.; SILVA, T. S. S.; MAGRO, C. S. M. Simulação realística como estratégia de Ensino para o curso de graduação em Enfermagem: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem. v.28, n.2, p.208-2014. 2014.

BLAND AJ, TOPPING A, WOOD B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. v.31, n.7, p. 664-70. 2011.

BLAND, A.J.; TOPPING, A.; WOOD, B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. ;v. 31, n.7, p. 664-70. 2011.

BOKKEN, L.; RETHANS, J.J.; VAN HEURN, L.; DUVIVIER, R.; SCHERPBIER, A.; VAN DER VLEUTEN, C.; Students’ views on the use of real patients and simulated patients in undergraduate medical education. Acad Med.v.84, n.7, p.958-63. 2009.

CARDOZA MP, HOOD PA. Comparative study of baccalaureate nursing student self-efficacy before and after simulation. Comput Inform Nurs. v.30, n.3, p.142-7.2012.

COGO, A.L.P.; PEDRO, E.N.R.; SILVA, A.P.S.S.; ALVES, E.A.T.D.; VALLI, G.P. Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem. Cienc Enferm. v.19, n.3, p.21-9.2013.

DARIEL, O.P.; WHARRAD, H.; WINDLE, R. Exploring the underlying factors influencing e-learning adoption in nurse education. J Adv Nurs.v.69 n.6, p.1289-300. 2013.

COSTA, R. R. O.; MEDEIROS, S. M.; MARTINS, J. C.A.; COSSIT, M. S.; ARAÚJO, M. S. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Revista Cuidarte. v.8 n. 3, p. 1799-808. 2017.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 5. ed. Campinas: Alínea, 2011.

HARDER, B.N. Use of simulation in teaching and learning in health sciences: a systematic review. J Nurs Educ. v.49, n.1, p.23-8. 2010.

IMPERIAL COLLEGE LONDON (UK), World Health Organization (CH). E-Learning for undergraduate health professional education: a systematic review informing a radical transformation of health workforce development. Al-Shorbaji N, Atun R, Car J, Majeed A, Wheeler E, editors. Geneva: WHO; 2015.

KARDONG-EDGREN, S.E.; STARKWEATHER, A.R.; WARD, L.D. The integration of simulation into a clinical foundations of nursing course: student and faculty perspectives. Int J Nurs Educ Scholarsh. v. 5, n. 8, p.58-89, 2008.

KILLAM, L.A.; MONTGOMER,Y. P.; LUHANGA, F.L.; ADAMIC, P.; CARTER, L.M. Views on unsafe nursing students in clinical learning. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2010 v.7, n. 1. p. 58-96. 2016.

KHALAILA, R. Simulation in nursing education: An evaluation of students’ outcomes at their first clinical practice combined with simulations. Nurse Educ Today. v.34, n.2, p.252-8. 2014.

KOCH LF. The nursing educator’s role in e-learning: a literature review. Nurse Educ Today. v. 34, n.11, p.1382-7. 2014.

LAHTI, M.; HÄTÖNEN, H.; VÄLIMÄKI, M.; Impact of e-learning on nurses’ and student nurses knowledge, skills, and satisfaction: a systematic review and meta-analysis. Int J Nurs Stud. v.51, n.1, p.136-49. 2014.

LAPKIN, S.; LEVETT-JONES, T.; BELLCHAMBERS, H.; FERNANDEZ, R.. Effecti venessof patient simulation manikins in teaching clinical reasoning skills to undergraduate nursing students: a systematic review. Clin Simul Nurs. n.8,v.6:p.207-22. 2010.

LÓPEZ, Jaime G.; SPIRKO, Lila V. Simulación, herramienta para la educación médica. Salud Uninorte, Barranquilla, v 23, n. 1, p. 79-95, 2007.

MARTINS JCA, BAPTISTA RCN, COUTINHO VR, MAZZO A, RODRIGUES MA, MENDES IAC. Self- confidence for emergency intervention: adaptation and cultural validation of the seilf- confidence, Scale in nursing students. Revista Ver Latino-Am Enfermagem. v.22, n.4, p.554-61. 2014.

MCCUTCHEON, K.; LOHAN, M.; TRAYNOR, M.; MARTIN, D. A systematic review evaluating the impact of online or blended learning vs. face-to-face learning of clinical skills in undergraduate nurse education. J Adv Nurs.v.71, n.2, p.255-70. 2015

PATOW CA. Advancing medical education and patient safety through simulation learning. Patient safety & quality Healthcare [Internet]. 2005.

SANINO, G.E.C. Simulação Realística no Ensino de Enfermagem. São Paulo (SP); 2011.

SIMONSEN, B.O.; DAEHLIN, G.K.; JOHANSSON, I.; FARUP, P.G.; Improvement of drug dose calculations by classroom teaching or e-learning: a randomised controlled trial in nurses. BMJ Open. p.4 n.10:p.1-8. 2014.

SANTOS, MATEUS C.; LEITE, MARIA CECÍLIA L.; HECK, RITA MARIA S. Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica. Rev. gaúcha enferm. Porto Alegre, v. 31, n. 4, p. 746-752, 2010.

TEIXEIRA, Ilka N.D.O.; FELIX, Jorge V.C. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface Comun. Saúde Educ., v. 20, n. 1, p. 79-95, 2010.

VALADARES, A. F. M; MAGRO, C, S; Opinião dos estudantes de enfermagem. Sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista Enfermagem. vol. 27, n.2, p.138-43. 2014.

VILELLA, D.S.; LEITE, L.M; NASSAR, M.E.D.; A simulação realística como estratégia de ensino em atendimento pré-hospitalar: um relato de experiência. São Paulo (SP): Prefeitura de São Paulo; 2010.

WATERKEMPER, Roberta; PRADO, Marta L. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Av. enferm., Bogotá, v. 29, n. 2, p. 234-246, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

da Silva, R. S., Santos, D. B. C. dos, & Pereira, T. (2018). A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALISTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8876

Edição

Seção

GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior