PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ASPECTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E CONTEXTO HISTÓRICO

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Plano Nacional de Educação

Resumo

Este artigo aborda o tema da política educacional brasileira, no que se refere à contextualização histórica da ideia de elaboração de um Plano Nacional de Educação (PNE). Por meio de uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, este trabalho ainda caracteriza conceitos de políticas públicas e aborda aspectos normativos balizadores da política educacional do país. Os resultados demonstram que a ideia de construção de um PNE remonta da década de 1930, a partir do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nacional. Além disso, o trabalho destaca a importância desse documento-referência da educação nacional, como um importante instrumento de efetivação da política educacional brasileira.

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Biografia do Autor

Antônio de Macêdo Mota Júnior, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Mota Júnior, A. de M. (2018). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ASPECTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E CONTEXTO HISTÓRICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8868

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional