PANORAMA ATUAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Antônio de Macêdo Mota Júnior Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) http://orcid.org/0000-0002-6440-4608
  • Valéria Santana de Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Superior, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Este trabalho exploratório-descritivo, bibliográfico e documental aborda o tema da política educacional, com o objetivo principal de evidenciar o panorama atual da educação superior no Brasil, a partir de uma contextualização histórica, abordando a caracterização e a estrutura da educação superior, no que diz respeito ao seu panorama legal e funcionamento. O estudo visa levantar os principais pontos relacionados com a educação superior no Brasil, buscando não só autores que versam sobre o tema, como também a utilização de bases de dados oficiais, como o Censo da Educação Superior. As informações coletadas demonstram que o ensino superior, seja público ou privado, tem passado por avanços e a sua construção, que está diretamente relacionada às decisões governamentais, precisa e deve atender às demandas da sociedade.

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Biografia do Autor

Antônio de Macêdo Mota Júnior, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) pela UNEB. Atua como Analista Universitário na UEFS.

Valéria Santana de Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestra em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como Analista Universitária na UEFS.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Mota Júnior, A. de M., & Freitas, V. S. de. (2018). PANORAMA ATUAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8866

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional