INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ÁREA DE EXATAS SOB O OLHAR DOS DOCENTES DA UFS
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Educação Superior, SurdezResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades e os limites do processo de inclusão educacional dos alunos surdos, segundo alguns professores da área de exatas da UFS. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, mediante observações diretas e entrevistas semiestruturadas com professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) que ministraram aulas para surdo. Os dados da pesquisa revelaram que a comunicação entre os docentes e os surdos foi um dos limitadores do processo de ensino-aprendizagem, além do desconhecimento de alguns docentes sobre conceitos e procedimentos da área da inclusão escolar. As tentativas de adaptação curricular e a disposição demonstrada pelos professores em buscar formação continuada na área da inclusão foram alguns dos aspectos que demonstraram que a inclusão de alunos surdos na área de exatas na UFS foi uma prática educacional possível.
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