INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ÁREA DE EXATAS SOB O OLHAR DOS DOCENTES DA UFS

Autores

  • PRISCILA DANTAS FERNANDES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • José Adelmo Menezes de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • Verônica dos Reis Mariano Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Educação Superior, Surdez

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades e os limites do processo de inclusão educacional dos alunos surdos, segundo alguns professores da área de exatas da UFS. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, mediante observações diretas e entrevistas semiestruturadas com professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) que ministraram aulas para surdo. Os dados da pesquisa revelaram que a comunicação entre os docentes e os surdos foi um dos limitadores do processo de ensino-aprendizagem, além do desconhecimento de alguns docentes sobre conceitos e procedimentos da área da inclusão escolar. As tentativas de adaptação curricular e a disposição demonstrada pelos professores em buscar formação continuada na área da inclusão foram alguns dos aspectos que demonstraram que a inclusão de alunos surdos na área de exatas na UFS foi uma prática educacional possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PRISCILA DANTAS FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

José Adelmo Menezes de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Mestre em Educação Tecnológica. Professor do Instituto Federal de Sergipe e líder do NEPEPT/IFS.

Verônica dos Reis Mariano Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação (DED/UFS).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

FERNANDES, P. D., de Oliveira, J. A. M., & Souza, V. dos R. M. (2018). INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ÁREA DE EXATAS SOB O OLHAR DOS DOCENTES DA UFS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8865

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade