FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Alfabetização. Desafios. PNAIC.Resumo
Este artigo objetiva apresentar os desafios enfrentados por professores e alunos durante o processo de alfabetização, a partir das formações continuadas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Universidade Federal de Sergipe, ocorridas em 2017. Os dados foram coletados através de observações e participações nessas formações e por aplicação de questionários. O Pacto configura-se como um importante meio de agregar conhecimentos e melhorar a prática do professor, possibilitando então um melhor processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelaram inúmeros desafios enfrentados por professores e alunos em sala de aula, como escolas em condições precárias, a desestrutura familiar, falta de um ambiente escolar adequado, professores desmotivados e salas superlotadas.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando alfabetização e letramento. IN: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Documento Orientador – PNAIC em Ação 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pdf>. Acesso: 20 jan. 2018.
BRETAS, Silvana Aparecida; CARVALHO, José Ricardo. Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe: estratégias formativas e avaliadoras. Brasília: 2017. Disponível em: Acesso: 20 jan. 2018.
LEAL, Telma Ferraz; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa IN: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 39 p.
SOARES, Magda. A reinvenção da Alfabetização. Parte de palestra proferida na FAE UFMG, em 26/05/2003, na programação “Sexta na Pós”. Transcrição e edição de José Miguel Teixeira de Carvalho e Graça Paulino.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.