FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA

Autores

  • Nadyne Pereira de Alencar Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Priscila Dantas Fernandes Universidade Federal de Sergipe
  • Verônica dos Reis Mariano Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Alfabetização. Desafios. PNAIC.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os desafios enfrentados por professores e alunos durante o processo de alfabetização, a partir das formações continuadas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Universidade Federal de Sergipe, ocorridas em 2017. Os dados foram coletados através de observações e participações nessas formações e por aplicação de questionários. O Pacto configura-se como um importante meio de agregar conhecimentos e melhorar a prática do professor, possibilitando então um melhor processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelaram inúmeros desafios enfrentados por professores e alunos em sala de aula, como escolas em condições precárias, a desestrutura familiar, falta de um ambiente escolar adequado, professores desmotivados e salas superlotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando alfabetização e letramento. IN: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Documento Orientador – PNAIC em Ação 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pdf>. Acesso: 20 jan. 2018.

BRETAS, Silvana Aparecida; CARVALHO, José Ricardo. Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe: estratégias formativas e avaliadoras. Brasília: 2017. Disponível em: Acesso: 20 jan. 2018.

LEAL, Telma Ferraz; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa IN: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 39 p.

SOARES, Magda. A reinvenção da Alfabetização. Parte de palestra proferida na FAE UFMG, em 26/05/2003, na programação “Sexta na Pós”. Transcrição e edição de José Miguel Teixeira de Carvalho e Graça Paulino.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1998.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Araújo, N. P. de A., Fernandes, P. D., & Souza, V. dos R. M. (2018). FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: OS DESAFIOS NA SALA DE AULA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8861

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)