DO SABER COTIDIANO AO ACADÊMICO: A IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO NA LENTE DE EDGAR MORIN
Palavras-chave:
Pensamento Complexo, Cálculo Estequiométrico, Formação Continuada.Resumo
RESUMO
Este ensaio tem como objetivo analisar como o pensamento complexo pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi escolhido o conteúdo de cálculo estequiométrico, uma vez que ele está presente no cotidiano da sociedade, no momento em que uma pessoa, seja ela graduada/técnica ou não, utiliza de maneira correta o cloro para fazer o tratamento da água de uma piscina, eliminando ao máximo, bactérias e fungos. Assim, nesta pesquisa, foi realizada tendo como direcionamento metodológico um levantamento bibliográfico dos seguintes autores: Morin (2000, 2003, 2005); Silva e Schnetzler (2000); Dressler e Robaina (2012), com o intuito de poder contribuir para minimizar alguns problemas na educação do ensino básico e ajudar na formação continuada do docente em Química.
ABSTRACT
This essay aims at analyzing how complex thinking can contribute to the teaching-learning process. To do so, the content of stoichiometric calculation was chosen, since it is present in the daily life of society, when a person, whether graduated / technical or not, uses chlorine correctly to treat the water of a pool, eliminating bacteria and fungi as much as possible. Thus, in this research, a bibliographical survey of the following authors was carried out: Morin (2000, 2003, 2005), Silva and Schnetzler (2000) and Dressler and Robaina (2012), with the intention of being able to contribute to minimize some problems in basic education and to help in the continuous training of Chemistry teachers.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.