UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM OS SURDOS DA EJA

Autores

  • Camila Mota Oliveira Cavalcante Universidade Federal de Sergipe
  • Leandro dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Viviane Novaes de Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino, Surdos, Gêneros Textuais

Resumo

A proposta central da pesquisa é investigar as propostas metodológicas utilizadas para o ensino de Língua Portuguesa direcionado para discentes Surdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de verificar se tais metodologias contemplam o uso dos gêneros textuais e/ou gêneros textuais digitais, visto como uma forma de intermediar as produções textuais atrelando às que circulam socialmente. A constituição do corpus em estudo deu-se através da investigação das aulas de Língua Portuguesa para os discentes Surdos da EJA de uma instituição da rede pública do município de Aracaju, além de uma entrevista com a docente da turma. Como resultados, observamos que, a docente faz uso de algumas estratégias metodológicas, ajustando um livro de português para o docente Surdo com vistas a abordar conteúdos conceituais da Língua Portuguesa pelo auxílio de alguns gêneros textuais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mota Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho no Departamento de Educação. É membro/pesquisadora do grupo de pesquisa-CNPq do NUCA-Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia e do grupo de pesquisa Clínica da Atividade de Trabalho Docente.

Leandro dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho no Departamento de Educação. É membro/pesquisador do grupo de estudos Educação e Movimentos Sociais-NETE/UFS.

Viviane Novaes de Souza, Universidade Federal de Sergipe

É graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), membro do grupo de pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira Cavalcante, C. M., Santos, L. dos, & Souza, V. N. de. (2018). UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM OS SURDOS DA EJA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8857

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade