UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM OS SURDOS DA EJA

Autores/as

  • Camila Mota Oliveira Cavalcante Universidade Federal de Sergipe
  • Leandro dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Viviane Novaes de Souza Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Ensino, Surdos, Gêneros Textuais

Resumen

A proposta central da pesquisa é investigar as propostas metodológicas utilizadas para o ensino de Língua Portuguesa direcionado para discentes Surdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de verificar se tais metodologias contemplam o uso dos gêneros textuais e/ou gêneros textuais digitais, visto como uma forma de intermediar as produções textuais atrelando às que circulam socialmente. A constituição do corpus em estudo deu-se através da investigação das aulas de Língua Portuguesa para os discentes Surdos da EJA de uma instituição da rede pública do município de Aracaju, além de uma entrevista com a docente da turma. Como resultados, observamos que, a docente faz uso de algumas estratégias metodológicas, ajustando um livro de português para o docente Surdo com vistas a abordar conteúdos conceituais da Língua Portuguesa pelo auxílio de alguns gêneros textuais.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Mota Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho no Departamento de Educação. É membro/pesquisadora do grupo de pesquisa-CNPq do NUCA-Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia e do grupo de pesquisa Clínica da Atividade de Trabalho Docente.

Leandro dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho no Departamento de Educação. É membro/pesquisador do grupo de estudos Educação e Movimentos Sociais-NETE/UFS.

Viviane Novaes de Souza, Universidade Federal de Sergipe

É graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), membro do grupo de pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Oliveira Cavalcante, C. M., Santos, L. dos, & Souza, V. N. de. (2018). UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM OS SURDOS DA EJA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8857

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade