EDUCAÇÃO RURAL EM SERGIPE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Leandro dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Viviane Novaes de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Elisson Souza de São Jose Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Classes Multisseriadas

Resumo

Este trabalho buscou fazer uma análise acerca dos caminhos que têm levado a (des)qualificação do trabalho escolar nas escolas rurais em Sergipe, e ainda, discutir questão da improdutividade no trabalho educativo nas escolas rurais em Sergipe, ações estas oriundas de um processo político cuja finalidade é dificultar o trabalho docente, levando as suas extremas limitações. Para tanto, foi levantado alguns dados sobre fechamento de escolas, foi realizado ainda, conversas informais com professores atuantes em classes multisseriadas. Para analise teórica, buscamos trabalhar com as obras de Caldart (2009), Saviani (2008), Silva (2015), Frigotto (2010). Esperamos que estes resultados iniciais possam servir de base para que novos estudos possam surgir a partir deste.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação – PPGED/UFS, Especialista em Gestão Escolar – FSLF, Graduado em Pedagogia. Atualmente é professor Substituto na Universidade Federal de Sergipe e Membro do Grupo de Estudos Educação e Movimentos Sociais – NETE/UFS. E-mail: <lds747@gmail.com>

Viviane Novaes de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho; Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID); Membro do grupo de pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente; e-mail: <viviane.novaes89@ gmail.com>

Elisson Souza de São Jose, Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana

Formado em Português-Inglês e em Pedagogia, Mestre em Educação, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e em Psicopedagogia. Atualmente é professor de inglês da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana, professor do Colégio Rabboni, tutor do curso Português do Centro de Educação Superior da UFS, cursa filosofia na UFS e é membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (NECUFS/CNPq). Email: elisson.tj@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, L. dos, de Souza, V. N., & de São Jose, E. S. (2018). EDUCAÇÃO RURAL EM SERGIPE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8851

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo