EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS EM AULAS DE GEOGRAFIA FÍSICA: MAPAS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
mapas táteis, cotas hipsométricas, ensino de ciências.Resumo
O ensino de ciências está inserido no conteúdo passado no dia a dia nas escolas brasileiras. No entanto a baixa visão ou a deficiência visual (cegueira) acaba prejudicando o entendimento e o relacionamento dos professores com o alunado. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção e as possibilidades iniciais que esse processo pode trazer. A metodologia proposta baseia-se na produção de material didático-pedagógico voltado para o ensino de disciplinas que explorem o conteúdo “bacias hidrográficas”. A proposta se baseia na construção de mapas táteis que evidenciem a existência das curvas de nível, transformando um modelo 2D, um mapa hipsométrico, em um modelo 3D em que cada cota hipsométrica se torna uma camada de EVA. Esse tipo de material pode ser usado por alunos com baixa visão ou cegos, mas ainda pode ter seu uso ampliado para alunos com outros transtornos do desenvolvimento ou atrasos no processo de aprendizado.Downloads
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Publicado
2018-10-24
Como Citar
Pereira, D. A. S. (2018). EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS EM AULAS DE GEOGRAFIA FÍSICA: MAPAS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8847
Edição
Seção
GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.