EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS EM AULAS DE GEOGRAFIA FÍSICA: MAPAS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Dyego Anderson Silva Pereira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

mapas táteis, cotas hipsométricas, ensino de ciências.

Resumo

O ensino de ciências está inserido no conteúdo passado no dia a dia nas escolas brasileiras. No entanto a baixa visão ou a deficiência visual (cegueira) acaba prejudicando o entendimento e o relacionamento dos professores com o alunado. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção e as possibilidades iniciais que esse processo pode trazer. A metodologia proposta baseia-se na produção de material didático-pedagógico voltado para o ensino de disciplinas que explorem o conteúdo “bacias hidrográficas”. A proposta se baseia na construção de mapas táteis que evidenciem a existência das curvas de nível, transformando um modelo 2D, um mapa hipsométrico, em um modelo 3D em que cada cota hipsométrica se torna uma camada de EVA. Esse tipo de material pode ser usado por alunos com baixa visão ou cegos, mas ainda pode ter seu uso ampliado para alunos com outros transtornos do desenvolvimento ou atrasos no processo de aprendizado.

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Biografia do Autor

Dyego Anderson Silva Pereira, Universidade Federal de Sergipe

É Professor da Educação Básica do Estado de Sergipe, SEED/SE. Leciona Geografia com ênfase em alfabetização cartográfica e uso de SIGs no Ensino Médio. Atualmente cursa Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis. Graduado pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Geologia Costeira, Marinha e Ambiental - UFS, sobre a orientação da Prof. Dr. Ana Claudia da Silva Andrade. Foi bolsista PIBIC durante dois anos consecutivos, com bolsa Fapitec e Copes. Em um deles com pesquisa de um ano sobre análise temporal da linha de costa e da ocupação antrópica. Tem interesse pelas áreas de pesquisa: Geografia Física, com ênfase na análise da paisagem; Geoprocessamento, com ênfase em uso de recursos de SIG e Cartografia Escolar; Análise da dinâmica da linha de costa e seus componentes. E-mail: diegoanderson00@hotmail.com ou diegoanderson00@gmail.com Tel: +55(79)99054505

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Pereira, D. A. S. (2018). EXPERIMENTAÇÕES PRÁTICAS EM AULAS DE GEOGRAFIA FÍSICA: MAPAS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8847

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas