A DISCIPLINA DE “FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO” NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Formação do Pedagogo (a).Resumo
O presente artigo apresenta um breve conjunto de reflexões acerca da relevância da Disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação para o Curso de Pedagogia, buscando entender as contribuições da Sociologia da Educação na formação do(a) pedagogo(a). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto, evidenciando a relevância dessa disciplina no curso de formação de professores e analisar o papel da Sociologia da Educação no Curso de Pedagogia. Inicialmente, fizemos uma breve retrospectiva sobre o processo histórico da Disciplina de Sociologia da Educação, posterior entendemos a relevância da disciplina no curso, e por fim, as considerações finais que possibilitam entender a relevância da disciplina como componente curricular no curso de Pedagogia. Esse artigo teve uma abordagem qualitativa em educação e foi acompanhada pelos estudos bibliográficos que auxiliam no entendimento da temática.Downloads
Referências
CUNHA, M. A. de A. NUNES, C. M. F. O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur: como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor? Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju v. 6, p. 11-20, jan./jun., 2011.
DURKHEIM, Emílio. Educação e sociedade. 7.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967. 91p.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002, 159p.
GOHN, Maria da Glória. Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo/SP, v.5, n. 26, p.95-117, jul./dez., 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 7. ed. – São Paulo, Cortez, 2004, 200p.
MATTAR, S. M. A Contribuição da Sociologia na Formação do pedagogo crítico. Anais doV ANPEd Sul, Curitiba. Pesquisa em educação e Compromisso Social. Curitiba: Universitária Champagnat, 2004.
NOGUEIRA, Maria Alice. MARQUES, Cláudio Martins Nogueira. Bourdieu& a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, 152p.
NOGUEIRA, Maria Alice. MARQUES, Cláudio Martins Nogueira. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas/SP, ano XXIII, n 78, p. 15-36, abr.2002.
OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, Maringá/PR, v.35, n. 2, p.179-189, jul./dez., 2013.
SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31- 42.
STOER, Stephen R. Sociologia da educação e formação de professores. Educação, Sociedade & Culturas, Porto – Portugal, n.26, p.71-84, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.