TEORIAS PEDAGÓGICAS NA MODERNIDADE: DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL À FORMAÇÃO PELA AUTONOMIA
Palavras-chave:
Empirismo, Modernidade, Teorias PedagógicasResumo
Este estudo insere-se na temática das Teorias da Educação, na perspectiva de compreendê-las no contexto das transformações que ocorreram na Modernidade. O objetivo foi discutir as teorias pedagógicas da época moderna, a partir das propostas educativas de Comenius, Locke e Rousseau. O aporte teórico foi construído como base nas suas concepções teóricas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uso da abordagem qualitativa. Esses filósofos se destacaram por seus projetos pedagógicos e pela influência que exerceram, inclusive em períodos posteriores. Funde-se de suas teorias a inovação de ideias concernente à formação humana em suas várias fases de desenvolvimento; o ensino pela observação, hábitos e experiência; uma didática com perspectiva útil; e uma escola renovada em termos de espaço e disciplina sem severos castigos, aspectos que apontavam para um novo contexto educativo, de fazer e sentir a Pedagogia, de formar um novo homem e cidadão.
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