TEORIAS PEDAGÓGICAS NA MODERNIDADE: DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL À FORMAÇÃO PELA AUTONOMIA

Autores

  • Marcia Alves de Carvalho Machado Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Empirismo, Modernidade, Teorias Pedagógicas

Resumo

Este estudo insere-se na temática das Teorias da Educação, na perspectiva de compreendê-las no contexto das transformações que ocorreram na Modernidade. O objetivo foi discutir as teorias pedagógicas da época moderna, a partir das propostas educativas de Comenius, Locke e Rousseau. O aporte teórico foi construído como base nas suas concepções teóricas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com uso da abordagem qualitativa. Esses filósofos se destacaram por seus projetos pedagógicos e pela influência que exerceram, inclusive em períodos posteriores. Funde-se de suas teorias a inovação de ideias concernente à formação humana em suas várias fases de desenvolvimento; o ensino pela observação, hábitos e experiência; uma didática com perspectiva útil; e uma escola renovada em termos de espaço e disciplina sem severos castigos, aspectos que apontavam para um novo contexto educativo, de fazer e sentir a Pedagogia, de formar um novo homem e cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Alves de Carvalho Machado, Universidade Tiradentes

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes. Professora da Faculdade São Luís de França. Integra o Projeto Coordenado pela Profª Drª Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, intitulado (Edital MCT/CNPq 02/2009, pelo Edital Universal CNPq 14/2011. Pesquisadora do GPGFOP/Unit/PPED/CNPq. E-mail: mac_machado@hotmail.com

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit). Coordena o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/Unit/PPED/CNPq. E-mail: esterfraga@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Machado, M. A. de C., & Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2018). TEORIAS PEDAGÓGICAS NA MODERNIDADE: DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL À FORMAÇÃO PELA AUTONOMIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8828

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis