ANÁLISE DE EFEITOS DE SENTIDO DE ESPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CHARGES
Palavras-chave:
Efeitos de sentido. Expressões idiomáticas. Charges.Resumo
As expressões idiomáticas possuem uma funcionalidade em vários discursos, tais unidades fraseológicas contribuem para a expressividade e para o pitoresco, bem como para a persuasão e cargas emocionais. Este artigo tem como objetivo apresentar contribuir para o aumento dos estudos sobre a Fraseologia brasileira, bem como observar efeitos de sentido nas expressões idiomáiticas presentes em charges a partir dos graus de idiomaticidade, essas unidades da língua carregam em sua estrutura sintático-semântica. Para isso, serão utilizados pressupostos de Pottier (1978), Tagnin (1989), Ullmann (1964) e as definições lexicográficas do Houaiss (2007). Observou-se que as imagens são fundamentais para a compreensão e a construção de sentido nas charges, além disso, as expressões idiomáticas se configuram como um fato linguístico que possibilita estabelecer, com maior evidência, a relação entre língua e cultura, no ensino de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALVAREZ, Maria Luisa Ortíz. (Org.) Tendências atuais na pesquisa descrita e aplicada em fraseologia e paremiologia- vol.1. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
BRAGANÇA JÚNIOR, Álvaro Alfredo. A Fraseologia Medieval Latina. Vitória: DLL-UFES, 2012.
_______. Considerações acerca da fraseologia, sua conceituação e aplicabilidade na Idade Média. In: Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 13, 1999.
MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire Selma. Gastronomismos Linguísticos: um olhar sobre a fraseologia e cultura. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz & UNTERNBÄUMEN, Enrique Huelva. (Org.) Uma (re)visão da teoria e da pesquisa fraseológicas. Campinas, SP: Pontes, 2011.
¬¬¬¬________. Fraseologia: era uma vez um patinho feio no ensino de língua materna. - Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
POTTIER, Bernard. Lingüística geral: teoria e descrição. Trad. Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença: Universidade Santa Úrsula, 1978.
TAGNIN, Stella Esther Ortweiler. Expressões convencionais e idiomáticas. São Paulo: Editora Ática, 1989.
ULLMANN, Stephen. Uma introdução à ciência do significado. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.