O ENSINO DE ESTATISTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DO MERCADO EM BOQUIM/SE

Autores

  • Diego Silva Souza Universidade Tiradentes
  • Cleo Clayton Santos Silva SEED/SE

Palavras-chave:

Análise de dados. Análise de preços. Formação discente.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma prática docente com alunos do Curso Técnico em Administração na disciplina de Estatística Aplicada. Nesse sentido, a importância e justificativa de tal atividade no âmbito escolar se dá como forma de integrar os conhecimentos adquiridos durante a formação profissional e básica dos referidos discentes à sua futura atuação no mercado profissional. No aporte teórico trabalhado para a construção desse estudo, destaca-se, sobretudo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB. Assim com os dados brutos coletados nos estabelecimentos comerciais locais pelos alunos, fora possível fazer uma abordagem contextualizada do conteúdo da disciplina em sala de aula, bem como promover uma discussão sobre a importância de tais conceitos e na formação profissional de cada discente.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Silva Souza, Universidade Tiradentes

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2016) e Mestrando em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS, Graduado em Ciências Contábeis pela
Universidade Tiradentes (2009), especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Educador Profissional do Estado de Sergipe, lotado Colégio
Estadual Cleonice Soares Fonseca (Boquim-SE) e Professor da Universidade Tiradentes. Tem experiência em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em
gestão de custos, controles contábeis e financeiros, e na construção civil como orçamentista de projetos.

Cleo Clayton Santos Silva, SEED/SE

Licenciado em Matemática pela UNIT (2007/1), Especialista em Ensino da Matemática pela Faculdade São Luíz de França (2008), Bacharel em Estatística pela UFS (2013/2) e Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE (2016). Atualmente é Professor de Estatística no Colégio Estadual de Educação Profissional Governador Seixas Dórea da SEED/SE. Tem experiência na área de Matemática e Estatística com ênfase em Ensino de 1º, 2º e 3º Graus e na EJA, na modalidade presencial e à distância, nas esferas federal, estadual e municipal, e também na rede particular de ensino.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Souza, D. S., & Santos Silva, C. C. (2018). O ENSINO DE ESTATISTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DO MERCADO EM BOQUIM/SE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8819

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas