AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONCEPÇÕES , OLHARES E CONTEXTOS NO COTIDIANO DA ESCOLA
Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem.Aluno com Deficiência.ProfessorResumo
O artigo teve como objetivo promover reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na educação inclusiva, dentro do contexto do aluno com deficiência. Tratando-se de pesquisa qualitativa, foram utilizados como procedimentos da investigação, levantamento e análise bibliográfica que versaram sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Como técnica para coleta de dados, utilizamos entrevista semi-estruturada. Nos resultados, os professores apontaram que a prova é o instrumento avaliativo de maior dificuldade na elaboração e aplicação, justamente pela grande complexidade em não conhecer procedimentos metodológicos de ensino voltadas para o aprendizado dos alunos com Deficiência Intelectual.
Downloads
Referências
BRASIL. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais: orientações gerais e marcos legais / Organização: Ricardo Lovatto Blattes . – 2ª Ed. – Brasília: MEC, SEESP, 2006.
CARVALHO, R.E. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: SEESP/MEC, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições, 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994
LOCH, Jussara M de Paula. Avaliação: uma perspectiva emanipatória. In: Química na Escola, nº 12, novembro, 2000,31
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo a produção do conhecimento em aula. DP&A Editora, Rio de Janeiro, 2003.
_____________Prova: um momento privilegiado de estudo- não um acerto de contas. - 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. - RAADI/ Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual SME / DOT, 2008.
TESSARO, Nilza Sanches. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e especial. São Paulo: casa do Psicólogo,2005
VOIVODIC, Maria Antonieta M.A. – Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down, Vozes, Petrópolis, RJ, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.