ESTILOS DE PENSAMENTO DE BOLSISTAS DO PIBID/ MATEMÁTICA / UFS MINISTRANTES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Eressiely Batista Oliveira Conceição UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Renata Sá de Jesus Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Nailys Melo Sena Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Estilo de pensamento, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como propósito expor as possíveis compreensões apresentadas pelo coletivo de pensamento dos bolsistas do PIBID Matemática/UFS em relação ao papel social do ensino de matemática e como este deveria ocorrer nos anos iniciais do ensino fundamental. A coleta de informações ocorreu pós um curso de formação de professores atuantes nos municípios sergipanos, no qual os ministrantes foram os bolsistas do PIBID. E como será os estilos de pensamentos no processo formativo do PIBID de licenciatura em matemática da UFS no curso de formação continuada de professores que ensinam matemática dos municípios sergipanos? Esse foi nosso questionamento norteador que investigamos a partir da fundamentação teórica de Charlot (2000), Paulo Freire (2010); Fleck (2010), abordando a ação de uma formação crítica reflexiva das práxis pedagógicas desenvolvidas em novas ações docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eressiely Batista Oliveira Conceição, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestranda em Ensino de Ciências Em Matemática pelo PPGECIMA/UFS. Especialista em Educação Inclusiva e em Educação em Química pela Piox. Pedagoga pela Pio x. Estudante  de Licenciatura Em Química pelo Instituto Federal de Sergipe. Integrante dos grupos de pesquisa GEPED/ Piox e EDUCON/UFS, registrado no CNPq.E-mail: sielymetal@gmail.com

Renata Sá de Jesus Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduanda em Licenciatura Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Iniciação à Docência – PIBID-Matemática/DMA/UFS e voluntaria do Pibic/UFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq EDUCON/UFS. E-mail: rssajesus@hotmail.com

Nailys Melo Sena Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Licencianda em Matemática/DMA/UFS. Bolsista de Iniciação à Docência – PIBID-Matemática/DMA/UFS e voluntaria do Pibic/UFS. E-mail: nailys_sena@hotmail.com

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. PIBID. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência. Brasília, DF: CAPES, jan, 2008.

CURI, E. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

CHARLOT, B. Dis-moi ce que tu comprends, je te dirai ce que tu es.Apprentissage, pouvoir et rapport au savoir. Éducation Permanente, n˚ 47, 1979, pp. 5-21.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para educar hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LAMBACH, M.; MARQUES, C. A. Estilos de pensamento de professores de química da educação de jovens e adultos (EJA) do Paraná em processo de formação permanente. Revista Ensaio, Minas Gerais, v. 16, n. 01, p.85-100, 2014.

LEITE, R. C. M.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A história das leis de Mendel na perspectiva fleckiana. Revista brasileira de pesquisa em Educação em Ciências – RBPEC. Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 97, mai./ago. 2001.

SILVA, A. F. G. da. A construção do currículo na perspectiva Popular Crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Orientador: Ana Maria Saul. 2004. 405 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 2004.

SOUZA, Denise da Silva. A relação com o saber: Professores de matemática e práticas educativas no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão-SE: NPGED/UFS, 2009.

SOUZA, Denise da Silva. O universo explicativo do professor de matemática ao ensinar o Teorema de Tales: Um estudo de caso na rede estadual de Sergipe. Tese de doutorado em Educação Matemática. Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo: UNIAN, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Conceição, E. B. O., Barbosa, R. S. de J., & Santos, N. M. S. (2018). ESTILOS DE PENSAMENTO DE BOLSISTAS DO PIBID/ MATEMÁTICA / UFS MINISTRANTES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8802

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)