A MEDICALIZAÇÃO E SUA HISTÓRIA: NORMALIZAÇÃO E DISCIPLINAMENTO POR MEIO DA ESCOLA.

Autores

  • Fabiola Colombani Faculdade Católica Paulista - FACAP/Marília-SP
  • Alonso Bezerra de Carvalho São Paulo State University - UNESP

Palavras-chave:

medicalização, escola, disciplina, normalização.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo introduzir o leitor no tema da medicalização escolar por meio de sua história, mostrando alguns indícios de seu surgimento, como também, descrever brevemente o aparecimento da instituição escola, o desejo burguês da moral e da ordem e a influência médica tanto na família quanto na educação, com o recurso das práticas medicalizantes e biologizantes do processo de aprendizagem, maciçamente presentes no cotidiano escolar atual. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos e discutimos o problema da medicalização como uma prática que transforma dificuldades escolares em questões médicas, tratando o corpo biológico como um instrumento de análise e de investidas políticas com o propósito de extinguir todo e qualquer comportamento indesejável na sala de aula.

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Biografia do Autor

Fabiola Colombani, Faculdade Católica Paulista - FACAP/Marília-SP

Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Paulista - FACAP/Marília-SP

Área: Psicologia e Psicologia da Educação

Alonso Bezerra de Carvalho, São Paulo State University - UNESP

Professor do Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília.

Área: Filosofia da Educação e Didática

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Colombani, F., & de Carvalho, A. B. (2018). A MEDICALIZAÇÃO E SUA HISTÓRIA: NORMALIZAÇÃO E DISCIPLINAMENTO POR MEIO DA ESCOLA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8801

Edição

Seção

GT11 - Educação e Psicologia