VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA PIBID-IFBA-GEOGRAFIA EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR.
Resumo
O presente artigo objetiva relatar as atividades desenvolvidas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Busca-se refletir sobre as ações voltadas à valorização em sala de aula da prática da leitura em turmas do ensino fundamental. A proposta contemplou as seguintes etapas metodológicas: desenvolvimento de dinâmicas de leitura e discussão dos referenciais teóricos adotados; planejamento das ações didático-pedagógicas visando a proposição de oficinas temáticas para o tratamento dos temas/conteúdos; execução das oficinas apoiada no trabalho coletivo e em experimentações dialógico-participativas. As ações do PIBID permitiram a ampliação dos saberes geográficos dos alunos. A utilização de obras literárias, de recursos como a música, desenhos, vídeos, contribuíram para a promoção do interesse, da curiosidade dos alunos pelos temas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.