VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA PIBID-IFBA-GEOGRAFIA EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR.

Autores

  • Antonia Crispina da Silva Gonçalves Instituto Federal da Bahia -IFBA / Graduanda
  • Silvia dos Santos Costa
  • Tatiana Bina da Anunciação

Resumo

O presente artigo objetiva relatar as atividades desenvolvidas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Busca-se refletir sobre as ações voltadas à valorização em sala de aula da prática da leitura em turmas do ensino fundamental. A proposta contemplou as seguintes etapas metodológicas: desenvolvimento de dinâmicas de leitura e discussão dos referenciais teóricos adotados; planejamento das ações didático-pedagógicas visando a proposição de oficinas temáticas para o tratamento dos temas/conteúdos; execução das oficinas apoiada no trabalho coletivo e em experimentações dialógico-participativas. As ações do PIBID permitiram a ampliação dos saberes geográficos dos alunos. A utilização de obras literárias, de recursos como a música, desenhos, vídeos, contribuíram para a promoção do interesse, da curiosidade dos alunos pelos temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Crispina da Silva Gonçalves, Instituto Federal da Bahia -IFBA / Graduanda

Graduanda em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Salvador- BA. 

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Gonçalves, A. C. da S., Costa, S. dos S., & Anunciação, T. B. da. (2018). VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA: A EXPERIÊNCIA PIBID-IFBA-GEOGRAFIA EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SALVADOR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8798

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)