ARTICULAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ÁLGEBRA COM USO DO ALGEPLAN: UM RELATO SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES DO PIBID-MATEMÁTICA/DMA/UFS
Palavras-chave:
Algeplan, Níveis de van Hiele, PIBID, Atividades matemáticasResumo
O presente trabalho relata a aplicação de uma sequência de atividade com uso do algeplan por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID-Matemática/DMA/UFS), em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública, no município Aracaju-SE. Essas atividades nos permitiram articular dois campos matemáticos, a geometria e a álgebra, e refletir sobre o nível de conhecimento geométrico desses alunos na proposta de van Hiele, que sugere uma sequência de cinco níveis de compreensão dos conceitos geométricos. Para fundamentação, nos pautamos em van de Walle (2009), Nasser e Sant’Anna (2010) e Souza (2015), além da Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-10-24
Como Citar
santos, nailys melo sena, Conceição, E. B. O., & Paula, J. de S. (2018). ARTICULAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ÁLGEBRA COM USO DO ALGEPLAN: UM RELATO SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES DO PIBID-MATEMÁTICA/DMA/UFS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8796
Edição
Seção
GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.