ARTICULAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ÁLGEBRA COM USO DO ALGEPLAN: UM RELATO SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES DO PIBID-MATEMÁTICA/DMA/UFS

Autores

  • nailys melo sena santos universidade federal de sergipe
  • Eressiely Batista Oliveira Conceição Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana de Souza Paula Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Algeplan, Níveis de van Hiele, PIBID, Atividades matemáticas

Resumo

O presente trabalho relata a aplicação de uma sequência de atividade com uso do algeplan por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID-Matemática/DMA/UFS), em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública, no município Aracaju-SE. Essas atividades nos permitiram articular dois campos matemáticos, a geometria e a álgebra, e refletir sobre o nível de conhecimento geométrico desses alunos na proposta de van Hiele, que sugere uma sequência de cinco níveis de compreensão dos conceitos geométricos. Para fundamentação, nos pautamos em van de Walle (2009), Nasser e Sant’Anna (2010) e Souza (2015), além da Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

nailys melo sena santos, universidade federal de sergipe

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. E-mail: nailys_sena@hotmail.com

Eressiely Batista Oliveira Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIMA/UFS. Especialista em educação inclusiva e em educação em química pela Pio X. Pedagoga pela Pio X e estudante de Licenciatura em Química pelo IFS. Integrante dos grupos de pesquisa GEPED/Pio X e EDUCON/UFS, registrado no CNPQ. E-mail: sielymetal@gmail.com

Juliana de Souza Paula, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. E-mail: Jusouzapaula@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

santos, nailys melo sena, Conceição, E. B. O., & Paula, J. de S. (2018). ARTICULAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ÁLGEBRA COM USO DO ALGEPLAN: UM RELATO SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES DO PIBID-MATEMÁTICA/DMA/UFS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8796

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas