GÊNEROS INFORMATIVOS NA FORMAÇÃO DISCURSIVA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Bruno Felipe Pinheiro Universidade Federal de Sergipe
  • Lucas Santos Silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Livro Didático, gêneros de informação, formação discursiva, sala de aula

Resumo

Nas perspectivas dos teóricos Mikhail Bakthin (1997) e Michel Foucault (2001), o presente artigo pretende analisar seis gêneros textuais, a saber: artigo de opinião, cartaz, crônica, entrevista, narração e notícia, todos considerados gêneros de informação. O objetivo do artigo é de perceber se esses gêneros, da forma como estão inseridos dentro do Livro Didático, ajudam ou não na formação discursiva dos alunos em sala de aula, favorecendo uma relação dialógica entre professor/alunos. O livro escolhido para a análise é “Universos Língua Portuguesa”, destinado às turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Diante das análises e discussões feitas, podemos perceber o quanto o LD pode influenciar na aprendizagem ou não dos alunos, ou seja, a partir da forma como o professor escolhe trabalhar esse material didático, pode-se haver um influencia direta no resultado de aquisição do conhecimento.

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Biografia do Autor

Bruno Felipe Pinheiro, Universidade Federal de Sergipe

Graduando do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Monitora e Participante do Grupo de Estudos de Interação, Linguagem e Sociedade

Lucas Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduando do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Iniciação Científica e Participante do Grupo de Estudos de Interação, Linguagem e Sociedade

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Pinheiro, B. F., & Silva, L. S. (2018). GÊNEROS INFORMATIVOS NA FORMAÇÃO DISCURSIVA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8791

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes