GÊNEROS INFORMATIVOS NA FORMAÇÃO DISCURSIVA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Livro Didático, gêneros de informação, formação discursiva, sala de aulaResumo
Nas perspectivas dos teóricos Mikhail Bakthin (1997) e Michel Foucault (2001), o presente artigo pretende analisar seis gêneros textuais, a saber: artigo de opinião, cartaz, crônica, entrevista, narração e notícia, todos considerados gêneros de informação. O objetivo do artigo é de perceber se esses gêneros, da forma como estão inseridos dentro do Livro Didático, ajudam ou não na formação discursiva dos alunos em sala de aula, favorecendo uma relação dialógica entre professor/alunos. O livro escolhido para a análise é “Universos Língua Portuguesa”, destinado às turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Diante das análises e discussões feitas, podemos perceber o quanto o LD pode influenciar na aprendizagem ou não dos alunos, ou seja, a partir da forma como o professor escolhe trabalhar esse material didático, pode-se haver um influencia direta no resultado de aquisição do conhecimento.
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