A RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NO APRENDIZADO DA LEITURA

Autores

  • Camilla Correia Freitas
  • Samla Cristiane Soares do Nascimento

Palavras-chave:

leitura. afetividade. métodos.

Resumo

Este estudo tem por objetivo entender a influência exercida pela relação professor – aluno na formação do leitor. Além disso, busca ainda, verificar como a metodologia aplicada nesta relação se desempenha. A pesquisa é caracterizada como exploratória por buscar um maior entendimento do objeto de estudo na formação do leitor. Ela envolveu, para a sua construção, um levantamento bibliográfica, pois a pesquisa foi fundamentada com materiais disponíveis em acervos em bibliotecas físicas e digitais, bem como a utilização de pesquisa padronizada, a fim de confirmar as teses levantadas com a realidade. Com a elaboração deste estudo foi possível entender o poder de influência das relações estabelecidas entre professor e aluno, além de perceber que as metodologias aplicadas no processo de formação do leitor são decisivas para o desenvolvimento pleno do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Correia Freitas

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade em Propaganda pela Universidade Tiradentes, 2016. Cursando o 2º período do curso de Formação Pedagógica - Letras Português pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Trabalha atualmente como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SE atuando nas áreas de comunicação, metodologia da pesquisa científica, português e gestão (administração e logística). E-mail: <camilla.correia@hotmail.com>.

Samla Cristiane Soares do Nascimento

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialista em Diversidade Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa, pela Faculdade São Luís de França (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2017). Atualmente trabalha na Coordenação Pedagógica do SENAI/SE, com os cursos da modalidade EAD. E-mail: <samlasoares@outlook.com>.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. O jornal na escola e a formação de leitores. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da Leitura. 12ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2009.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Freitas, C. C., & Soares do Nascimento, S. C. (2018). A RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NO APRENDIZADO DA LEITURA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8789

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes