A RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NO APRENDIZADO DA LEITURA
Palavras-chave:
leitura. afetividade. métodos.Resumo
Este estudo tem por objetivo entender a influência exercida pela relação professor – aluno na formação do leitor. Além disso, busca ainda, verificar como a metodologia aplicada nesta relação se desempenha. A pesquisa é caracterizada como exploratória por buscar um maior entendimento do objeto de estudo na formação do leitor. Ela envolveu, para a sua construção, um levantamento bibliográfica, pois a pesquisa foi fundamentada com materiais disponíveis em acervos em bibliotecas físicas e digitais, bem como a utilização de pesquisa padronizada, a fim de confirmar as teses levantadas com a realidade. Com a elaboração deste estudo foi possível entender o poder de influência das relações estabelecidas entre professor e aluno, além de perceber que as metodologias aplicadas no processo de formação do leitor são decisivas para o desenvolvimento pleno do mesmo.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. O jornal na escola e a formação de leitores. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da Leitura. 12ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2009.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.