SER PROFESSOR/A: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ARACAJU/SE
Palavras-chave:
Saberes pedagógicos, Ensino de ciências, Profissão docente.Resumo
O estágio supervisionado na educação é uma atividade da formação inicial que busca a inserção de licenciandos/as no ambiente escolar. Este artigo objetivou discutir os saberes pedagógicos construídos durante o Estágio Supervisionado III, no Ensino de Ciências, para a construção e fortalecimento da profissão docente. Metodologicamente, foi desenvolvido relato de experiência, a partir de diários de campo, e feitas análises mediante observações assistemáticas. Os resultados apontaram a relevância das etapas de estágio: observação das aulas da supervisora e planejamento do estágio; regência pelas estagiárias; avaliação contínua dos/as alunos/as e participação destes/as durante as aulas; o papel das docentes da universidade e da escola no estágio; e desafios encontrados. Constatou-se que o estágio é um momento de fortalecimento da profissão docente, por meio da práxis, logo, instrumento basilar para a formação do futuro profissional do Ensino de Ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.