SER PROFESSOR/A: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ARACAJU/SE

Autores

  • Elaine Fernanda dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Mayane Santos Vieira Universidade Federal de Sergipe
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, Ensino de ciências, Profissão docente.

Resumo

O estágio supervisionado na educação é uma atividade da formação inicial que busca a inserção de licenciandos/as no ambiente escolar. Este artigo objetivou discutir os saberes pedagógicos construídos durante o Estágio Supervisionado III, no Ensino de Ciências, para a construção e fortalecimento da profissão docente. Metodologicamente, foi desenvolvido relato de experiência, a partir de diários de campo, e feitas análises mediante observações assistemáticas. Os resultados apontaram a relevância das etapas de estágio: observação das aulas da supervisora e planejamento do estágio; regência pelas estagiárias; avaliação contínua dos/as alunos/as e participação destes/as durante as aulas; o papel das docentes da universidade e da escola no estágio; e desafios encontrados. Constatou-se que o estágio é um momento de fortalecimento da profissão docente, por meio da práxis, logo, instrumento basilar para a formação do futuro profissional do Ensino de Ciências.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, E. F., Vieira, M. S., & Caduda dos Santos, S. S. (2018). SER PROFESSOR/A: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ARACAJU/SE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8788

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)