ÉTICA E AMIZADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA PRÁTICA DOCENTE: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE ENCONTRO

Autores

Palavras-chave:

ética, amizade, sala de aula, formação de professores, prática docente

Resumo

Este trabalho, parte constitutiva de pesquisa em desenvolvimento, tem o objetivo de examinar e refletir acerca da ética e a amizade como temáticas a serem consideradas no processo de formação de professores e na sua prática docente na sala de aula. De caráter ensaístico e a partir de uma revisão bibliográfica, fazemos um retomada desses conceitos no pensamento aristotélico de forma a problematizar os aspectos cognitivos e epistémicos que predominam nestas práticas. Como primeiras conclusões, cremos que é possível criar um ambiente ético e amistoso na sala de aula e, assim, contribuir na formulação de saídas significativas para a violência, os conflitos, a apatia e o mal-estar que habitam o ambiente escolar, abrindo caminhos para a intersubjetivação, levando professores e alunos a viver a experiência do encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALONSO BEZERRA DE CARVALHO, São Paulo State University (UNESP)

Professor do Departamento de Educação, da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília

Área: Filosofia da Educação e Didática

Fabiola Colombani, Faculdade Católica Paulista

Doutora em Educação (UNESP/Marília), Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Paulista)Marília - SP).

Área: Psicologia e Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

DE CARVALHO, A. B., & Colombani, F. (2018). ÉTICA E AMIZADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA PRÁTICA DOCENTE: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE ENCONTRO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8781

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis