ÉTICA E AMIZADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA PRÁTICA DOCENTE: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE ENCONTRO
Palavras-chave:
ética, amizade, sala de aula, formação de professores, prática docenteResumo
Este trabalho, parte constitutiva de pesquisa em desenvolvimento, tem o objetivo de examinar e refletir acerca da ética e a amizade como temáticas a serem consideradas no processo de formação de professores e na sua prática docente na sala de aula. De caráter ensaístico e a partir de uma revisão bibliográfica, fazemos um retomada desses conceitos no pensamento aristotélico de forma a problematizar os aspectos cognitivos e epistémicos que predominam nestas práticas. Como primeiras conclusões, cremos que é possível criar um ambiente ético e amistoso na sala de aula e, assim, contribuir na formulação de saídas significativas para a violência, os conflitos, a apatia e o mal-estar que habitam o ambiente escolar, abrindo caminhos para a intersubjetivação, levando professores e alunos a viver a experiência do encontro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.