LETRAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL SENADOR GONÇALO ROLLEMBERG/ JAPARATUBA-SE.

Autores

  • Diana Silva Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Iderlânia Costa Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Marcia Oliveira Moura Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Letramento Crítico.

Resumo

A escola deve levar aos alunos práticas de leitura e escrita que sejam significativas para o alunado e que estejam imersas nas demandas sociais. O professor como agente do letramento, deve trazer para a sala de aula questões que sejam relevantes socialmente para que, os discentes mobilizem seus saberes e façam uso da leitura e da escrita de forma consciente e crítica. Então, objetiva-se nesse trabalho observar a construção do letramento crítico, em turma de nono ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Senador Gonçalo Rollemberg localizado município de Japaratuba/SE, a partir da leitura da crônica “Os namorados da filha”, de Moacyr Scliar e discussão sobre os pontos de vista dos alunos sobre a temática do texto. Mostrando assim, a relação entre o letramento crítico insuficiente e a reprodução de discursos. Para tanto, foram utilizados os fundamentos teóricos de Bakhtin (1992; 2006), Rojo (2009; 2012; 2015), Souza (2001) dentre outros que embasaram os argumentos trazidos no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, D. S., Souza, I. C., & Moura, M. O. (2018). LETRAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL SENADOR GONÇALO ROLLEMBERG/ JAPARATUBA-SE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8779

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes