FORMAÇÃO DOCENTE E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Formação docente. Ensino-Aprendizagem. Cartografia EscolarResumo
O presente artigo aborda a questão da Formação Docente e o processo de Ensino-aprendizagem da Cartografia na sala de aula. Objetiva refletir sobre o cenário de inovações tecnológicas do mundo contemporâneo e o processo educativo que requer mudanças no ensino e na formação dos docentes. A metodologia utilizada foi a descritiva, sendo um estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Os principais resultados apontam que os professores de Geografia (recém-formado), nem sempre se encontram preparados devendo o mesmo procurar aperfeiçoar-se objetivando refletir sobre a sua prática em sala de aula. Como conclusão observa-se a necessidade do aluno aprender a linguagem cartográfica a partir de múltiplos recursos pedagógicos a fim de facilitar e motivar seu processo de ensino-aprendizagem para que possam ser pessoas críticas e reflexivas para entenderem as transformações do espaço geográfico à sua volta.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Novos Rumos da Cartografia escolar currículo, linguagem e tecnologia. 1ª edição, São Paulo: Contexto 2014.
BERTIN, Maria. A formação de professores nos anos iniciais da educação básica: contribuições para o ensino de Geografia. In PAULO, Jacks Richard de. A formação de professores de Geografia: contribuições para mudança da concepção de ensino. Jundiaí, Paco editorial: 2016.
BORGES Maria Celia. Formação de professores: desafios históricos, políticos e práticos. 1ª edição – São Paulo: Paulus, 2013.
BORGES, Lívia F.F. Um currículo para formação de professores. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro, SILVA, Edileuza Fernandes da (org.). A escola mudou que mude a formação de professores 3ª ed.- Campinas, SP: Papirus, 2014.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do Profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijui, 2013. Coleção Ciências Sociais.
CASTELLAR, Sônia Vanzella. A cartografia e a Construção do conhecimento em Contexto escolar. In Novos Rumos da Cartografia escolar currículo, linguagem e tecnologia ALMEIDA, Rosângela Doin de. 1ª edição, São Paulo: Contexto 2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2015.
DECRETO-LEI Nº 8.530, DE 2 DE JANEIRO DE 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html
GOMES, Lucília I. A. G. Mídias sociais on-line como recurso pedagógico: a formação dos professores e o uso de plataformas midiáticas no trabalho docente 240 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação), Universidad Americana, Assunção, Py, 2017.
GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. Contribuições da Teoria da atividade para formação continuada de professores de Geografia. In: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: teorias e práticas docente. CASTELLAR, Sônia (org.). 3ª edição São Paulo: Ccontexto,2014.
KATUTA, Ângela Massumi. A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO. In PONTSCHKA, Nídia Nacib e OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KATUTA, A. M., SOUZA, J. G. DE. Geografia e conhecimentos cartográficos. A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editores UNESP, 2001.
LDB: LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/441224.pdf
LDB: LEI Nº 5.540, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1968. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação. Lei nº 9394/1996. Brasília: senado Federal. 03/2017p. 23. Disponível em http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/529732. Acesso em 11 de julho de 2017
NÓVOA, Antônio. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Ed. EDUCA, 2002.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica. In: PASSINI, Elza Yasuko, PASSINI Romão e MALYSZ, Sandra T. (organizadores). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2ª ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
REIS, Christiane Maria Moura e RODRIGUES Jean Marrie de Oliveira. Cartografia Escolar: Contribuições na Formação do Professor de Geografia. Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de geociências/PROBEX. Disponível em http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/4CCENDGEOPROBEX2012821.pdf. Acesso em julho de 2017
SAIKI, Kim e GODOI Francisco Bueno de. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. In: PASSINI, Elza Yasuko, PASSINI Romão e MALYSZ, Sandra T. (organizadores Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado) 2ª ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
SAVIANI. Demerval, História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Edição: 2005 - Vol. 30 - N° 02 > Artigo. Disponível em http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2005/02/a1.htm. Acesso em 4 de julho de 2017
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: A Geografia na sala de aula CARLOS, A. F. A. (org.), 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
VEIGA, Ima Passos Alencastro e VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. Formação de professores: Um campo de possibilidades inovadoras. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro, SILVA, Edileuza Fernandes da (orgs). A escola mudou que mude a formação de professores 3ª ed.- Campinas, SP: Papirus, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.